Borracha de pneu e borracha de apagar lápis: você vai se surpreender com as diferenças entre elas

Borracha de pneu e borracha de apagar lápis? Veja a diferença entre os dois tipos de borracha.

Já se perguntou: borracha de pneu e borracha de apagar lápis são a mesma coisa?” ou “pneu apaga escrita de lápis?” Pedimos a ajuda da Dunlop, marca referência na fabricação de pneus. 

Borracha de pneu e borracha de apagar lápis é a mesma coisa? Foto: Freepik

Borracha de pneu e borracha de apagar lápis é a mesma coisa?

Não, a composição dos dois tipos de borracha é diferente, portanto a borracha de pneus não tem como objetivo, mesmo que secundário, apagar a escrita do grafite. Sua principal função é garantir segurança, durabilidade e resistência para condições extremas de atrito, calor e impacto.

Para isso, é composta por uma mistura de materiais que a tornam extremamente dura e rígida. O carbono, por exemplo, compõe cerca de um quinto da borracha de um pneu de carro de passeio. É o principal responsável pela resistência e a cor preta característica. 

Segundo Alex Campos de Melo Rodrigues, gerente de processos da Dunlop Pneus, é essa característica de resistência é o que tornaria a borracha do pneu incapaz de apagar o grafite

“Ela não teria aderência suficiente com o papel e acabaria rasgando a folha antes de conseguir apagar qualquer marca”, ressalta.

Além dele, a borracha do pneu também tem enxofre, utilizado em altas doses durante a vulcanização, um processo que torna a borracha resistente à deformação. Outros aditivos ainda contribuem para aumentar a dureza e durabilidade do material.

A parte que envolve o “talão”, estrutura que fixa o pneu e a roda, é especialmente mais rígida. 

Borracha escolar 

Do outro lado, temos a borracha escolar, feita para ser macia e eficaz na remoção do grafite sem danificar ou sujar o papel. Sua composição é diferente da borracha que envolve o pneu, com diferentes insumos.

A fabricação deste tipo de borracha envolve a mistura de materiais para determinar o grau de maciez ou abrasividade, como o caulim, que regula a maciez e a abrasividade. 

Além dele, há uma combinação de borracha natural, extraída do látex da seringueira e borracha sintética, derivada do petróleo. 

Leia também:

Novo imposto pode aumentar muito o valor dos pneus importados.

Também recebe enxofre, aquecido para transformar a borracha de um estado plástico (maleável e com pouca resistência) para um estado elástico (mais resistente a deformações).

“Enquanto a borracha dos pneus é projetada para suportar as condições mais extremas de calor, atrito e impacto, a borracha das borrachas escolares é formulada para ser delicada e eficaz na remoção de grafite sem danificar o papel. 

Essa diferença fundamental na composição e propósito é o que torna impossível usar a borracha de um pneu para apagar lápis,” explica Alex.

Quando a borracha é friccionada sobre a escrita, as partículas de grafite nas fibras do papel se ligam às partículas da borracha escolar. O atrito faz com que o grafite se solte do papel e se junte aos resíduos da borracha que se soltam, facilitando a remoção do grafite sem danificar o papel. 

Alguns pequenos pedaços de borracha penetram no papel, suavizando o processo e deixando a folha pronta para novas correções.

 

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile