Bomba branca: entenda o que é e os perigos que ela representa

Você sabe o que é Bomba branca? Entenda o que é e os perigos que pode trazer para o seu veículo.

A polêmica bomba branca que havia sido proibida em fevereiro em Minas Gerais deste ano voltou. A medida reavivou debates sobre a qualidade dos combustíveis e seus impactos nos veículos. 

Entenda o que é essa prática e os perigos para o seu carro. 

Saiba o que é bomba branca e seus perigos – Foto: Freepik

O que é bomba branca?

A bomba branca refere-se a prática dos postos de combustíveis venderem combustíveis de outras distribuidoras, diferentes da marca que ostentam. Essa prática, liberada em 2021 e posteriormente suspensa, voltou a ser permitida, gerando preocupações entre os consumidores e especialistas. 

Em fevereiro, um juiz de Uberlândia proibiu que os postos vendessem combustíveis diferentes das bandeiras no estado de Minas Gerais, ou seja, a Petrobrás só poderia vender gasolina ou qualquer outro combustível que fosse da marca Petrobrás, Ipiranga só pode vender Ipiranga e assim por diante. 

Em represália, a ANP (Agência Nacional do Petróleo) reverteu a decisão do juiz e também liberou a prática do delivery de combustíveis em todo o país. 

No entanto, há regras. A principal delas é que o posto de combustível deve anunciar que aquele combustível não é da mesma bandeira do posto. Geralmente, é necessário um cartaz impresso para alertar que aquela bomba fornece um combustível de outro fornecedor ou refinaria. 

Quais os perigos da bomba branca?

A princípio, não é possível saber se a qualidade daquele combustível da bomba branca é a mesma do combustível fornecido pela distribuidora que detém a marca do posto. 

Bomba branca pode “quebrar” o seu veículo – Foto: Freepik

Leia também:

Entenda o que é bomba branca e porque ela foi proibida

Sem a garantia de que o produto atende os mesmo padrões de qualidade, os veículos podem sofrer uma série de danos, como:

  • Obstrução dos bicos injetores – resíduos presentes em combustíveis de baixa qualidade podem entupir os bicos injetores, prejudicando a performance do motor e aumentando o consumo. 
  • Deposição de resíduos no motor – a queima de combustíveis adulterados pode gerar resíduos que não ficam apenas no filtro de combustível, chegando ao motor. E lá ele pode causar o desgaste prematuro dos componentes e falhas mecânicas. 
  • Danos no catalisador – o catalisador, responsável por reduzir a emissão de gases poluentes, pode ser danificado pela queima de combustíveis com alta concentração de impurezas. 
  • Perda de potência – não só a potência do motor fica prejudicada, como também o aumento do consumo do veículo. 

Como se proteger?

A melhor forma de se proteger é com a atenção redobrada. Evite postos com valor muito abaixo do praticado pela concorrência, principalmente se a bandeira for desconhecida. Além disso, priorize os postos com boa reputação e que ofereçam produtos de marcas reconhecidas. 

Fique atento também há qualquer aviso, assim é possível saber se o combustível está sendo fornecido pela distribuidora oficial do posto. 

 

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile