Bom motorista: veja os indícios que revelam danos na suspensão do seu carro
O seu carro "fala" com você quando está com problemas. Veja os sinais de que há danos na suspensão do veículo.
A suspensão, quando em bom estado, proporciona aos ocupantes do veículo uma viagem mais confortável e segura. Porém, se houver quaisquer danos na suspensão, funções como estabilidade são comprometidas, e é aí que o bom motorista precisa ligar o alerta.
Indícios que há danos na suspensão do carro
O sistema de suspensão é responsável por amortecer os impactos do solo, assegurando a estabilidade do veículo, o contato com o solo e o bom desempenho do veículo. São várias peças, o que pode dificultar a identificação do problema, mas é como dizem: “o carro fala com você quando precisa de ajuda”.
Existem alguns sinais que podem indicar a necessidade de manutenção ou reparo. A reportagem do Garagem360 separou alguns deles:
- Barulhos: ruídos ao transitar por vias esburacadas ou lombadas podem indicar problemas nos amortecedores, molas da suspensão ou coxins;
- Instabilidade na direção: caso o carro fique instável, principalmente em curvas ou mudanças rápidas de direção, pode ser um indicativo de problemas na suspensão;
- Desgaste dos pneus: se os pneus apresentarem um desgaste irregular ou desigual, pode ser um sintoma;
- Batidas secas: batidas secas ou pancadas ao passar por buracos, lombadas ou outros obstáculos também são um indício de que algo não está correto na suspensão ou outra peça do carro;
- Inclinação da carroceria: se o carro inclinar excessivamente nas curvas, pode ser sinal de desgaste em alguns dos componentes.
Atenção maior a bandeja da suspensão
A Nakata, referência na fabricação de autopeças para o mercado de reposição, ressalta a importância de avaliar também a bandeja da suspensão. A peça serve como suporte de ligação entre as rodas chassi ou monobloco com a função de proporcionar maior conforto e estabilidade aos ocupantes.
Entre as orientações da marca está avaliar sempre quaisquer ruídos ao trafegar por vias esburacadas e recomenda fazer inspeções periódicas não só na bandeja como em todo o conjunto de suspensão.
Além do desgaste natural da peça, ao sofrer impactos, pode empenar. Por isso, é importante ter atenção e dirigir sempre na velocidade compatível com a condição do piso, evitar vias em más condições, bem como subir em calçadas.
Quando notar qualquer problema na bandeja é necessário levar ao mecânico de confiança para avaliar sua situação. Em geral, será preciso substituí-la em caso de danos, visto a possibilidade de interferir na direção e no desgaste de pneus.
Quando empenada ou trincada, a recomendação da Nakata é de rebocar o veículo até a oficina para não correr o risco de desprender, o que faria perder a dirigibilidade.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.