Boletim técnico: a importância do rodízio dos pneus
O rodízio dos pneus é o nome dado pela inversão dos pneus dianteiros pelos traseiros nos veículos, e vice-versa. Como a maioria dos carros vendidos no mercado brasileiro tem tração no eixo da frente, os compostos frontais sofrem um maior arrasto. Isso acaba resultando em um desgaste maior. Para compensar essa diferença, muitos motoristas realizam a inversão dos pneus. Por conta disso, o Cesvi/Mapfre realizou um boletim técnico para esclarecer alguns pontos.
O rodízio dos pneus só é recomendado para equilibrar o desgaste dos pneus de um veículo que utilize a mesma medida em ambos os eixos. Quanto menor for a diferença de desgaste dos pneus, melhor a estabilidade do conjunto. Sendo assim, o certo é fazer o rodízio quando essa diferença não for evidente.
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Para isso, cada montadora especifica o prazo e a maneira correta de se realizar o rodízio de acordo com o modelo do carro. Por isso é fundamental consultar o manual do veículo para obter essas informações antes de qualquer procedimento. Em alguns casos, o procedimento nem é recomendado pelas montadoras.
Troca por novos
Caso haja um desgaste excessivo dos pneus dianteiros em relação aos traseiros, o ideal é comprar novos. E eles devem ser instalados no eixo traseiro. Isso se deve ao fato de que, em situações de emergência, os compostos posteriores são os grandes responsáveis pela estabilidade do veículo. Por isso devem estar em boas condições de uso.
Ao contrário do que se pensa, em uma situação de emergência, é mais fácil controlar o veículo nos casos de perda de tração na dianteira. Se houver perda de aderência na traseira, como o eixo é fixo, fica muito mais complexo de se recuperar a direção e o veículo pode rodar.
Outras considerações
É recomendado realizar o balanceamento das rodas e o alinhamento dos ângulos da suspensão e direção do veículo dentro dos prazos recomendados pelo fabricante do veículo, ou em casos nos quais se perceba que o veículo está puxando para algum dos lados, ou ainda se está havendo desgaste irregular na banda de rodagem dos pneus.
A correta calibragem dos pneus contribui para um tempo de vida útil maior. Essa indicação é informada no manual do veículo ou, em alguns casos, em um adesivo colado na parte interna da tampa do bocal de abastecimento do tanque. Recomenda-se verificar a correta calibragem dos pneus semanalmente, lembrando-se de calibrar o estepe também.
Vale ressaltar que, no momento da compra dos pneus novos, é importante se atentar às especificações de carga máxima e velocidade máxima suportada pelos pneus. Essas indicações são respectivamente os números e a letra gravados na lateral do pneu logo após as especificações das dimensões do pneu. Sempre dê preferência para as especificações originais do veículo.
Alguns pneus podem possuir sentido único de rodagem – o que deve ser respeitado em sua montagem no veículo.
Calibragem
Na galeria, veja as informações de calibragem de alguns modelos vendidos no Brasil.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.