Boeing 727 realiza último voo comercial: relembre sua história

Descontinuado em 1984, o Boeing 727 realizou seu último voo comercial apenas nessa semana. O modelo responsável pela despedida foi um da série...

Descontinuado em 1984, o Boeing 727 realizou seu último voo comercial apenas nessa semana. O modelo responsável pela despedida foi um da série 200 Advanced, com 38 anos de idade. Operado pela Iran Aseman Airlines, o voo EP851 partiu de Zahedan, no Irã, com destino a Teerã, capital iraniana, encerrando a trajetória de um dos aviões mais importantes de todos os tempos.

LEIA MAIS: Chemtrails: a teoria da conspiração por trás dos rastros deixados no céu pelos aviões

Niki Lauda e suas cias aéreas: quando um campeão da F1 resolveu trocar o volante pelo manche

A história do 727 começa na década de 1960. Feliz com o sucesso do 707, a Boeing queria lança uma nova aeronave para distâncias médias e curtas, para ampliar a sua oferta de modelos. Após diversos projetos, a empresa decidiu investir em um avião de três motores traseiros. O primeiro voo foi em 1964, com um 727-100. Porém, a versão de maior sucesso veio apenas em 1967, com o lançamento do 727-200.

Boeing 727 no Brasil

No Brasil, a Cruzeiro do Sul foi a primeira companhia a comprar o jato, em 1968. Porém, por conta de alguns acordos que privilegiavam a Varig na época, a empresa gaúcha foi quem recebeu primeiro o 727. Outras empresas, como a Vasp e a Transbrasil, também operaram o trirreator no País. O sucesso do avião de passageiro fez com que as aéreas investissem nos cargueiros.

Entre os anos 1980 e 1990, o 737 começou a ocupar o lugar que consagrou seu antecessor. Praticamente todas as companhias do mundo passaram, aos poucos, a migrar para o irmão mais novo, principalmente para cortar custos – são apenas dois motores no 737, o que ajuda na economia de combustível.

Dessa forma, apenas poucas regiões, como o Oriente Médio, continuaram a utilizar o 727 de passageiro, como é o caso da Iran Aseman Airlines. Com o fim da operação, o avião veterano deve seguir sua trajetória com alguns modelos de carga que ainda operam pelo mundo.

Por falar em aviões, relembre alguns modelos que são feitos por marcas de carros.

Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

wpDiscuz
Sair da versão mobile