Boa ou péssima ideia? Dono de Tesla enche teto do carro de paineis solares para “carregar automaticamente”

Tesla Model Y com painéis solares no teto não aumenta significativamente a autonomia e pode comprometer conforto e performance do carro.

É fato que os carros elétricos estão cada vez mais modernos e tecnológicos, mas o dono de um Tesla parece ainda não estar satisfeito com as inovações propostas para o seu modelo, um Model Y.

Isso porque o proprietário decidiu encher o teto do carro com painéis solares, a fim de “carregar automaticamente” o carro. Mas será que isso é uma boa ideia?

Acompanhe o Garagem360 e veja todos os detalhes!

Tesla Model Y com painéis solares no teto? Essa pode não ser uma boa ideia…

O conceito de carregar um carro diretamente do sol parece atraente, mas na prática, os resultados não são tão impressionantes. Ao colocar painéis solares no teto de um Tesla Model Y, o objetivo do dono era aumentar a autonomia do veículo em até 100 km, mas surgiram diversos desafios.

Isso porque, os painéis solares, mesmo sendo uma tecnologia avançada, não conseguem gerar energia suficiente para fazer uma diferença significativa na autonomia de um carro elétrico.

No caso do Tesla, os painéis foram capazes de carregar o veículo de forma limitada. Isso significa que, mesmo com a melhor intenção de reduzir a dependência de recarga em estações elétricas, a solução não traz os resultados esperados em termos de eficiência energética.

Além disso, adicionar painéis solares ao teto do carro pode prejudicar outros aspectos importantes do modelo, como o conforto e a aerodinâmica. O design do Tesla Model Y já é otimizado para o melhor desempenho e a instalação de painéis solares pode alterar o fluxo de ar, entre outros fatores.

Foto: reprodução / Internet

Confira também: É fato: Elon Musk conseguiu arruinar as vendas da Tesla nos primeiros meses de 2025

Paineis ainda podem gerar mais calor dentro do carro

Além de todos os pontos mencionados, a presença desses painéis no teto pode gerar mais calor dentro do carro, o que afeta muito  a experiência de dirigir, principalmente em dias mais quentes.

Essa situação acaba por exigir mais energia do sistema de climatização do veículo, o que, teoricamente, torna a geração “extra” de energia redundante, visto que o gasto também será maior.

Por fim, é interessante pontuar que a ideia não veio de agora. Diversas fabricantes já projetaram modelos assim, mas até o momento, nenhum com sucesso absoluto.

Aproveite para conferir: Os carros mais bonitos de 2025 até agora: visual impecável!

↓E aí, o que você acha disso? Comente abaixo e deixe a sua opinião!↓

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Vitória Marques
Escrito por

Vitória Marques

ASSISTA AGORA