BMW XM é registrado no Brasil e deve chegar até o fim deste ano
O BMW XM surgiu em imagens de registro no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual; SUV híbrido deve chegar este ano ao Brasil
O BMW XM, SUV topo de linha da divisão de esportivos da marca, teve imagens de desenhos industriais registrados no INPI. Por aqui, o modelo deve ser lançado até o fim do ano; confira os detalhes do veículo.
BMW XM surge em registros no INPI e deve vir ao Brasil em 2023
A BMW registrou no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) desenhos industriais do XM, SUV topo de linha da divisão de esportivos da marca, a BMW M.
É válido lembrar o registro de desenhos industriais ou de patentes de veículos não garantem que os modelos sejam lançados no País. Trata-se de uma ação comum das montadoras que realizam o registro como forma de proteger a propriedade intelectual em relação aos produtos.
Porém, no caso do XM da BMW, o veículo deve ser lançado no mercado brasileiro até o fim do ano. O novo SUV foi apresentado de forma global em setembro do ano passado, como parte das comemorações de 50 anos da divisão de esportivos da montadora.
Em dezembro, a fabricante confirmou a estreia do XM e de mais 14 modelos na América Latina em 2023. Nesta semana, a empresa anunciou o lançamento da nova geração do BMW X1.
A produção do BMW XM teve início em dezembro, na fábrica da marca em Spartanburg, nos Estados Unidos, para abastecer o mercado norte-americano. Esse ano, ele será lançado tanto na Europa, quanto em outros mercados, como os da América Latina.
Eletrificado e esportivo
O BMW XM é o segundo carro desenvolvido e criado exclusivamente pela BMW M. De acordo com a marca, trata-se do primeiro híbrido da divisão e o BMW M mais potente já criado.
No quesito design, o carro tem linhas marcantes na dianteira, que segue o visual aplicado nos mais recentes lançamentos da marca, como o BMW i7 e X7. Na traseira, a dupla ponteira vertical de escapamento, incorporada ao para-choque, realça a esportividade do veículo.
As rodas podem ser de até 23 polegadas e possuem visual exclusivo. Por dentro, o XM é repleto de acabamentos em fibra de carbono.
Entre os equipamentos disponíveis no modelo, destaque para o painel do tipo BMW Live Cockpit Professional, que estreou no BMW iX, e é composto por duas enormes telas, que fazem as funções de painel de instrumentos e multimídia.
Há ainda head-up display, sistema de som da Bowers & Wilkins e diversos assistentes de condução, como controle de cruzeiro adaptativo e assistente de estacionamento automático.
O BMW XM se destaca pelo trem de força híbrido plug-in. O SUV é equipado com um motor V8 TwinPower Turbo a gasolina, de 585 cv de potência e 76,4 kgfm de torque, que, combinado a um motor elétrico, resulta na potência total de até 748 cv e torque de 101,9 kgfm.
O câmbio automático M Steptronic tem oito marchas e toda a potência é distribuída entre as quatro rodas pelo sistema de tração xDrive. O SUV possui modos esportivo, off-road e até mesmo puramente elétrico.
Quando configurado para ser movido apenas pela energia da bateria, o XM pode percorrer até 88 km e atingir a velocidade máxima de 140 km/h. Por ser um BMW M, o XM tem distribuição de carga por eixo ideal, na proporção 50:50, e tecnologia de suspensão adaptativa da marca de esportivos.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.