BMW X5 híbrido 2021: tudo sobre o SUV eletrificado de luxo
Custando a partir de R$ 597.950, o BMW X5 híbrido 2021 é um dos utilitários esportivos dos mais econômicos do Brasil. E tem 393 cv.
O mercado dos automóveis de luxo está se adaptando cada vez mais ao surgimento das tecnologias sustentáveis. E isso atinge todas as categorias, principalmente os SUVs. Um dos mais econômicos do Brasil é o BMW X5 híbrido 2021. Principal concorrente do Volvo XC90 Recharge, o alemão está em sua quarta geração e se destaca pela tecnologia embarcada. Sem falar de seu conjunto mecânico e visual esportivo.
BMW X5 híbrido 2021
O atual modelo da X5 (GO5) foi apresentado ao mundo 2018 e chegou ao Brasil no ano seguinte. Atualmente, apenas o modelo com tecnologia Plug-In Hybrid está a venda por aqui. Com preços a partir de R$ 597.950, ele é o principal concorrente de outro gigante híbrido: o Volvo XC90 Recharge. Além disso, ele concorre com os também alemães Audi Q7 e a Mercedes-Benz GLE, como sempre aconteceu.
A última evolução do veículo trouxe muitas novidades, principalmente no visual. A famosa grade “duplo rim” foi redesenhada e ficou maior e traz detalhes cromados. Já os faróis Full-LED são os mesmos de outros modelos da montadora. Uma característica que ele mantém dos modelos mais velhos é o design robusto e porte imponente. Ele é um carro que mede:
- Comprimento: 4.922 mm
- Largura: 2.004 mm
- Altura: 1.745 mm
Do mesmo modo que outros modelos híbridos da BMW, a X5 também oferece um kit de acessórios da BMW Motorsport, sua preparadora oficial. O pacote traz chapa de proteção frontal, suspensão adaptável M, pinças dos freios em azul. saias laterais, acabamento das rodas na cor da carroceria e entre outros.
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Por dentro, os 2.975 mm de entre-eixos garantem que os passageiros irão se sentir bastante confortáveis. Ainda mais porque o veículo oferece bancos revestidos em couro Vernasca. As peças também são de primeira linha, visto que elas são revestidas em Alumínio Tetragon e couro Walknappa (painel).
Claro, o interior também recebeu partes da linha M (tapetes em veludo, volante de couro, bancos esportivos e acabamento das soleiras).
Sistema híbrido
Fabricado na cidade de Spartamburg, nos EUA, o carro tem um conjunto mecânico bastante eficiente e veloz. O propulsor à combustão tem uma potência máxima de 286 cv entre 5.000 rpm e 6.000 rpm e torque de 450 Nm entre 1.500 rpm e 3.500 rpm. Junto com o motor elétrico, o sistema híbrido produz uma potência combinada de 394 cv e torque combinado de 600 Nm. Sua transmissão é a automática Steptronic de oito marchas.
Com este conjunto mecânico, o carro pode atingir a velocidade máxima de 235 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos. Para uma experiência melhor do motorista, a marca adicionou tração integral xDrive.
Outro ponto positivo do BMW X5 híbrido 2021 é o baixíssimo consumo. Segundo o Inmetro, ele pode fazer 20,6 km/l na cidade e 21,3 km/l na estrada. A tecnologia Plug-In Hybrid faz com que o carro rode por 87 km (ciclo WLTP) somente no modo elétrico. Ou seja, o dono economiza bastante.
Usando um Wallbox (que vem de série), por exemplo, você pode recarregar as baterias (24 kWh) em seis horas e meia.
Equipamentos de série
Para deixar o BMW X5 híbrido 2021 no mesmo nível de seus rivais, a fabricante instalou diversos itens de tecnologia e segurança. Isso deixou o pacote de equipamentos de série bastante completo.
A marca da Baviera traz muitas novidades no que se diz respeito a condução semiautônoma. O Drive Assistant é um pacote que oferece alguns sistemas inteligentes. Este é o caso do alerta de mudança de faixa, alerta de tráfego em cruzamento dianteiro e traseiro, assistente de mudança de faixa e o Reversing Assist – que refaz os 50 últimos metros percorridos em marcha ré.
Já sua central multimídia traz o sistema iDrivetouch e uma tela de 12,3 polegadas touchscreem. Ela possui um HD de 20 GB de armazenamento e vem integrado com o assistente pessoal BMW ConnectedDrive. Outra tecnologia que pode ser bastante útil é o BMW Gesture Control.
Por fim, o carro ainda oferece oito airbags, telo solar panorâmico, ar-condicionado automático digital de quatro zona, sistema de som Surround Harman Kardon (16 alto-falantes), porta-copos (com refrigeração e aquecimento), painel de instrumentos de 12,3 polegadas, Head-up display, Parking Assistant Plus, câmera de ré 360º, bancos dianteiros com ventilação (e aquecimento) e sistema de entretenimento traseiro com duas telas de 10,2 polegadas cada.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.