BMW X3 xDrive30e 2021: tudo sobre o modelo híbrido
Lançado no ano passado, o BMW X3 xDrive30e tem uma potência potência combinada de 292 cv e briga com SUVs da Lexus e Volvo
Fabricado nos Estados Unidos, O BMW X3 xDrive30e chegou ao Brasil no ano passado. Ele tem uma potência combinada de 292 cv e duas opções diferentes de carroceria para encarar seus rivais da Lexus e Volvo. Além disso, ele completa a sofisticada linha de veículos Plug-In Hybrid da marca alemã, que ainda conta com três sedãs e um SUV.
BMW X3 xDrive30e 2021
Com preços a partir de R$ 342.950 (modelo Entry), a configuração xDrive30e está posicionado um pouco abaixo da outo modelo híbrido: a X3 xDrive30e X-Line (R$324,950). Vale lembrar que o SUV não está sozinho, quando tratamos dos carros com pegada mais eficiente, na gama. A linha Plug-In Hybrid ainda está presente na Série 3, Série 5, Série 7 e X5.
A principal diferença entre elas são os itens de série. Porém, ambas versões do SUV , trazem em suas dianteiras a popular grade “duplo-rim”, faróis de neblina e faróis full-LED. Já os cinco ocupantes viajam confortavelmente em seus bancos revestidos em couro. Duas telas se destacam no painel. Uma é a central multimídia iDrive (sistema de navegação, Android Auto, Apple CarPlay e entre outros) de 10,3 polegadas. Já a outra é o painel de instrumentos de 12 polegadas.
O SUV mede 4.708 mm de comprimento, 1.891 mm de largura e 1.676 mm de altura. Ao contrário das versões movidas a combustão, os híbridos tem capacidade para 450 litros de porta-malas.
As duas trazem debaixo do capô o propulsor a combustão de quatro cilindros em linha de 2.0L e o motor elétrico de 109 cv e torque de 10,7 kgfm. Eles podem gerar uma potência combinada de 292 cv, além de e torque combinado de 420 Nm.
Motorização
O gigante ainda possui números de performance expressivos. De acordo com a montadora, ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 210 km/h.
E se vocês acha que ele não dá conta em trechos fora de estrada, é melhor pensar duas vezes. O BMW vem com tração 4×4 e traz componentes que fazem com que o carro ande bem também em estradas com pisos irregulares, trechos de terra e trilhas. Esse é o caso do sistema de tração integral inteligente BMW x Drive.
Consumo e bateria
Um dos SUVs mais eficientes e econômicos do mercado. Segundo dados divulgados pelo Inmetro, o carro pode rodar 29,04 km/l em trechos urbanos e 31,74 km/l no perímetro rodoviário. Impressionantes, não é mesmo?
Mas você também pode usar o veículo no modo elétrico. Neste caso, as bateria de íons de lítio de alta tensão presentes no BMW X3 xDrive30e permitem uma autonomia de até 55 quilômetros (ciclo NEDC) e até 46 km (ciclo WLTP). Ainda de acordo com a BMW, você pode recarregá-las a partir de três modos diferentes: tomadas domésticas convencionais (em menos de seis horas) e estações de recargas públicos.
Por fim, as duas configurações do X3 Plug-In oferecem gratuitamente o BMW Wallbox de 22kW. Usando ele, o automóvel pode ser recarregado em cerca de três horas em meia.
Equipamentos de série
Além de todo o espaço interno oferecido, um motor que o deixa mais veloz e o sistema elétrico, o BMW X3 xDrive30e ainda oferece um bom conteúdo de série. Assim como seus irmãos mais velhos, o padrão de acabamento é muito bom. Não importa a configuração escolhida.
Um dos destaques é o BMW Connected Drive. Com ele, o dono conta com uma série de ajudas, como o BMW Teleservices, Chamada de Emergência, Serviços Online e Serviços de Concierge.
Desde a versão Entry você encontrará o ar-condicionado de três zonas, volante esportivo em couro, abertura e fechamento automático do porta-malas, tapetes em veludo, bancos dianteiros com ajustes elétricos, bancos dianteiros esportivos, iluminação ambiente interna, teto-solar panorâmico, acabamento interno em Pearl Chrome, bancos de couro, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, faróis full LED, faróis de neblina, Perfomance Control, rodas de liga leve V-spoke aro 19 e entre outros.
Por fim, a versão X Line se diferencia por conta das rodas de liga leve Y-Spoke de 20″, Head-up Display, rack e moldura da janela com acabamento em alumínio satinado e sistema de som Harman Kardon.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.