BMW usa robôs humanoides para trabalhar em sua fábrica: o futuro chegou?
A BMW deu um passo significativo na automação industrial ao realizar testes com robôs humanoides em suas linhas de produção; confira mais detalhes
A BMW deu um passo significativo na automação industrial ao realizar testes com robôs humanoides em suas linhas de produção. Essa iniciativa marca uma nova fase na evolução da manufatura automatizada. Será que esse é um passo para o futuro? Confira mais detalhes sobre essa experiência.
BMW realiza testes com robôs humanoides
Pela primeira vez, o BMW Group está testando o uso de robôs humanoides em sua produção e realizou várias semanas de teste recentemente.
Os testes foram conduzidos na fábrica do BMW Group em Spartanburg, onde o robô humanoide, chamado Figure 02, fabricado pela empresa californiana Figure, desempenhou com sucesso tarefas complexas.
“Os desenvolvimentos no campo da robótica são muito promissores. Com essa operação de teste inicial, estamos determinando possíveis aplicações para robôs humanoides na produção. Queremos acompanhar esta tecnologia do desenvolvimento até a industrialização”, diz Milan Nedeljković, membro do Conselho de Administração para Produção da BMW AG.
O robô conseguiu inserir com êxito peças de chapa metálica em fixações específicas, que foram então montadas como parte do chassi.
Os resultados dos testes indicaram que o Figure 02 é competente para executar essa etapa da produção, mostrando-se uma adição promissora para o processo industrial.
Equipado com alto poder de processamento, o robô possui comunicação de voz aprimorada, câmeras, microfones, sensores e uma bateria de alto desempenho.
Além disso, o robô é capaz de executar tarefas completamente autônomas, usando as duas mãos, posicionando várias peças complexas com precisão medida em milímetros e pode andar dinamicamente.
Empresa destaca que os robôs chegam para auxiliar no trabalho
A BMW ressalta que a utilização de robôs humanoides não tem o objetivo de substituir trabalhadores humanos. A intenção é auxiliar nas tarefas mais complexas e fisicamente exigentes.
“A utilização de robôs humanoides para determinadas situações visa poupar os funcionários de terem que executar tarefas ergonomicamente desajeitadas e cansativas”, diz o comunicado enviado à imprensa pela BMW Group.
A mobilidade em duas pernas e a destreza avançada do Figure 02 o tornam ideal para uso em áreas com processos fisicamente exigentes, inseguros ou repetitivos, melhorando assim a ergonomia e a segurança para os colaboradores.
O BMW Group está colaborando com a Figure para testar e avaliar o uso seguro de robôs humanoides na produção de automóveis. Segundo a empresa, a coleta de dados e o treinamento contínuo para o Figure 02 são fundamentais para refinar suas capacidades.
Atualmente, não há robôs na fábrica de Spartanburg e não há uma data estabelecida para a utilização dessa mão de obra para a fábrica, além dos testes e avaliações.
A adoção desses robôs humanoides demonstra o avanço da tecnologia na indústria automotiva. Além disso, levanta algumas dúvidas sobre o futuro do trabalho.
Será que estamos testemunhando o início de uma nova era onde robôs e humanos trabalharão lado a lado em uma harmonia tecnológica?
Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.