BMW testa veículos movidos a hidrogênio

BMW testa veículos movidos a hidrogênio. Os testes estão na fase final com o BMW i Hydrogen NEXT. Saiba mais sobre os testes e a tecnologia!

A BMW já está em fase final dos testes de seus veículos. Os testes têm foco no desenvolvimento da tecnologia de célula de combustível de hidrogênio. Saiba mais.

BMW testa veículos movidos a hidrogênio

O BMW Group já iniciou as últimas etapas dos testes de seu sistema de propulsão alimentado por célula de combustível de hidrogênio. No caso, com veículos próximos ao estágio final de desenvolvimento, ou seja, unidades de pré-produção.
De acordo com a empresa, a avaliação envolve rodagem em condições cotidianas das ruas e estradas europeias. Dessa forma, visando simular todas as possibilidades a serem enfrentadas no momento em que essa tecnologia chegar aos produtos finais da marca bávara.

Sem qualquer emissão de CO2, os protótipos BMW i Hydrogen NEXT examinarão o comportamento na vida real dos chassis de cada modelo, sistemas de tecnologia e eletrônica embarcada. Assim, simulando condições da vida real, quando equipados com essa nova propulsão.

Foto: Divulgação/BMW

BMW i Hydrogen NEXT: 100% elétrico

Por exemplo, o BMW i Hydrogen NEXT é um veículo puramente elétrico. Ele utiliza o hidrogênio como combustível primário. Por sua vez, este uma conversão em energia elétrica dentro de uma célula de combustível.

O modelo recém-lançado faz parte do programa de testes que irá pavimentar o caminho para que o BMW Group apresente uma pequena gama de modelos dotados dessa tecnologia. No caso, voltada à mobilidade sustentável – que é uma das bandeiras da empresa, segundo a BMW.

De acordo com a montadora, a tecnologia de célula de combustível de hidrogênio tem potencial de longo prazo para complementar os motores de combustão interna. Além disso, de sistemas híbridos plug-in e veículos elétricos a bateria.

Dessa forma, pode se tornar uma alternativa atraente aos veículos elétricos a bateria. Em especial, para clientes que não têm seu próprio acesso à infraestrutura de carregamento. Ou, então, para aqueles que, frequentemente, dirigem longas distâncias.

Foto: Divulgação/BMW

“A tecnologia de célula de combustível de hidrogênio pode ser uma opção atraente para trens de força sustentáveis – especialmente em classes de veículos maiores”, afirma o membro do Board da BMW AG, Frank Weber.

“É por isso que o teste de estrada de veículos em estágio final, próximos de serem produzidos, com um trem de acionamento de célula de combustível de hidrogênio, é um marco importante em nossos esforços de pesquisa e desenvolvimento”, completa Weber.

O BMW i Hydrogen NEXT pode receber abastecimento entre apenas três ou quatro minutos. Isso porque possui tanque de combustível com modelo de motor de combustão convencional. Assim, garantindo uma autonomia de várias centenas de quilômetros em todas as condições climáticas.

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Testes de campo se concentraram em eficiência, segurança, conveniência, confiabilidade e prazer ao dirigir

De acordo com a BMW, um elemento central dos testes de estrada com o BMW i Hydrogen NEXT é o ajuste fino do software. Tal software controla todas as funções de direção e operação dos protótipos.

Enquanto isso, o sistema de célula de combustível, tanques de hidrogênio, bateria de buffer de desempenho e unidade de controle central do veículo foram previamente testados. Então, nesse estágio, a ideia da empresa é confirmar esses resultados prévios em ruas e estradas.

BMW testa veículos movidos a hidrogênio. Foto: Divulgação/BMW

Dinâmica de direção típica da BMW fornecida pelo trem de força elétrico com potência do sistema de 275kW/ 374cv

Além disso, o sistema de propulsão completo do BMW i Hydrogen NEXT combina a tecnologia de célula de combustível de hidrogênio com a tecnologia BMW eDrive de quinta geração. No caso que já pode ser experimentada no BMW iX3 e, em breve, no BMW iX e BMW i4.

A energia, por sua vez, é gerada na célula a combustível como resultado de uma reação química entre o hidrogênio transportado pelo veículo e o oxigênio do ar. De acordo com a BMW, isso oferece uma potência elétrica de 125kW/ 170cv.  Também, um conversor elétrico abaixo da célula de combustível ajusta sua voltagem para a do motor elétrico.

Assim, a energia armazenada em uma bateria de buffer de desempenho também é usada para manobras de aceleração dinâmica. Além de pequenas explosões de velocidade para ultrapassagens.

BMW i Hydrogen NEXT (Foto: Divulgação/BMW)

E, como resultado, o sistema oferece uma potência de 275kW/ 374cv. Isso corresponde exatamente aos motores mais potentes à gasolina, conforme informa a BMW.

Por fim, a energia armazenada na bateria do buffer de desempenho é gerada de uma forma particularmente eficiente durante a direção. Dessa maneira, recuperando a energia das fases de desaceleração e de frenagem.

O hidrogênio para abastecer a célula a combustível é armazenado em dois tanques de 700 bar de resina reforçada e  fibra de carbono (CFRP). Juntos, os dois componentes suportam até 6 kg de hidrogênio. Como resultado, o que sai do escapamento dos modelos é nada mais que vapor d’água.

Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

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