O modelo foi revelado oficialmente no Salão de Frankfurt, na Alemanha, em 1975

Este mês, a BMW está celebrando os 40 anos de um de seus veículos de maior sucesso, o Série 3. Projetado para substituir o lendário 02, o sedã médio, revelado oficialmente no Salão de Frankfurt, na Alemanha, em 1975, está entrando em sua sexta geração.

No ano de lançamento, o modelo tinha como um de seus principais destaques o motor econômico e a condução esportiva. Em 1977, a marca alemã introduziu o propulsor de seis cilindros. E outras inovações se seguiram, incluindo os sistemas de gerenciamento do motor, os motores diesel ultraesportivos e a minimização do peso por meio da utilização de alumínio e magnésio.

Atualmente os propulsores contam com a tecnologia BMW EfficientDynamics, que proporciona melhores desempenho e dirigibilidade e tem reduzidos consumo de combustível e emissão de poluentes. Como diz a BMW, apesar de cada componente do Série 3 ter passado por desenvolvimento ao longo de quatro décadas e seis gerações, o conceito básico subjacente do “Puro Prazer de Dirigir” permanece.

Confira abaixo o vídeo que a montadora divulgou em homenagem aos 40 anos da linha: