BMW promete novos carros elétricos com autonomia de 1.000 km

A sexta geração de baterias da BMW será responsável por gerar um alcance de até mil km nos novos carros elétricos da marca.

A BMW desenvolve uma nova linha de baterias para ser usada na plataforma dos novos carros elétricos que serão lançados a partir de 2025. Os modelos terão 30% a mais de alcance bem como de velocidade de carregamento.

A sexta geração de baterias da BMW será responsável por gerar um alcance de até mil km nos novos carros elétricos da marca (Foto: Divulgação)

Novos carros elétricos da BMW terão autonomia de mil km

O desenvolvimento de novas tecnologias para aprimorar os carros elétricos é constante, uma vez que para popularizar o setor é preciso pensar em métodos de aumentar a autonomia, diminuir o tempo de carregamento e claro, baratear a linha de produção, para que a redução seja repassada ao valor final do modelo.

E com isso sendo o objetivo principal, a BMW espera que a partir de 2025, os novos carros elétricos da marca tenham um alcance de até mil km, através das novas baterias cilíndricas que serão usadas na plataforma Neue Klasse.

“A sexta geração de nossas células de íons de lítio trará um grande salto na tecnologia que aumentará a densidade de energia em mais de 20%, melhorará a velocidade de carregamento em até 30% e aumentará o alcance em até 30%,” explica Frank Weber, membro do Conselho de Administração da BMW AG responsável pelo desenvolvimento.

Ele ressalta que “Também estamos reduzindo as emissões de CO2 da produção de células em até 60%. Estes são grandes passos para a sustentabilidade e benefícios para o cliente.”

Em entrevista à revista Autocar, Thomas Albrecht, chefe de eficiência dinâmica da BMW, explicou que o percentual de 30% a mais de autonomia é capaz de superar os mil km de alcance. Porém, “mesmo que seja possível, não achamos que uma autonomia tão longa seja necessária.”

Marca afirma não ser necessário mais de mil km de alcance (Foto: Divulgação)

Custos podem ser reduzidos em até 50%

Outro fator que deve ser ressaltado é o custo de produção, que de acordo com a montadora pode ser reduzido em até 50% no comparativo com a geração atual de baterias, sendo que o reajuste para menos deverá ser repassado aos modelos, uma vez que a marca tem a intenção de comercializar os novos carros elétricos aos preços dos modelos a combustão de última geração.

A montadora afirma que conseguiu reduzir significativamente os custos da bateria de alta tensão, graças à nova célula e ao novo conceito de integração para tecnologia de bateria desenvolvida pela BMW.

“Com base nas premissas atuais do mercado, os custos podem ser reduzidos em até 50% em comparação com a atual quinta geração. O BMW Group estabeleceu o objetivo de trazer os custos de fabricação para modelos totalmente elétricos até o mesmo nível dos veículos com tecnologia de motor de combustão de última geração”, anunciou a montadora.

A sexta geração de baterias

A nova geração das baterias virá com mudanças estruturais e químicas. As novas células serão cilíndricas com um diâmetro padrão de 46 milímetros e duas alturas diferentes.

Em comparação com as células prismáticas da quinta geração, o teor de níquel no modelo de sexta geração é maior no lado do cátodo, enquanto o teor de cobalto é reduzido.

No lado do ânodo, o teor de silício será aumentado. Como resultado, a densidade de energia volumétrica da célula melhorará em mais de 20%.

Formato da sexta geração das células de baterias dos carros da BMW (Foto: Divulgação)

Com informações: Autocar e BMW Group

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

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