BMW Motorrad apresenta nova BMW R 1300 R com 145 cv de potência
BMW R 1300 R: confira os principais detalhes sobre o lançamento alemão
A nova BMW R 1300 R recebeu aprimoramento no visual e no quesito técnico com motor boxer. Logo abaixo, o Garagem360 traz mais detalhes sobre esse lançamento que sai de fábrica com uma roupagem mais agressiva e esportiva. Acompanhe!
Como é a nova BMW R 1300 R?
Entre os principais diferenciais da BMW R 1300 R, vale citar recursos como a versão Performance. Ele contém: suspensão esportiva, manetes curtos, pedaleiras usinadas e ajustáveis, DTC-Shift, duas bolhas adicionais esportivas.
Adicionalmente, vale citar assento esportivo, spoiler de motor e pneus esportivos. Todos esses elementos contribuem para aumentar ainda mais o potencial dinâmico da moto.
É importante destacar que esse modelo segue sendo uma ótima alternativa para o uso diário e viagens. Isso porque, ele traz opções como:
-
Aquecimento de assento
-
Riding Assistant
-
Para-brisa mais alto;
-
Variedade de bagagens.
Leia também:
-
Produção de veículos no Brasil enfrenta pior cenário desde a pandemia
-
Bilionário quer desafiar Elon Musk e poderá criar ‘nova Tesla’
-
Qual o maior valor da gasolina no governo Bolsonaro? Compare com Lula!
Conjunto mecânico da BMW R 1300 R
O coração da BMW R 1300 R foi equipado com um motor de 1.300 cc. Ele proporciona 107 kW (145 cv) (antecessor: 100 kW/136 cv) a 7.750 rpm. O torque máximo, por sua vez, é de 149 Nm a 6.500 rpm (antecessor: 143 Nm a 6.250 rpm).
Para se ter uma ideia, trata-se do motor boxer mais potente já fabricado em série pela BMW. Segundo a fabricante, o regime máximo do propulsor é de 9.000 rpm.
Entenda as principais mudanças na nova BMW R 1300 R?
De acordo com a BMW, o triângulo ergonômico (guidão, pedaleiras e assentos) foi desenhado para deixar o piloto mais à frente sobre a roda traseira. Isso só foi possível porque a montadora recuou as pedaleiras e deixou o guidão mais plano.
Como resultado, o veículo obteve melhor feedback da dianteira, sobretudo durante a pilotagem esportiva, e maior controle.
Em paralelo, vale citar que a posição de pilotagem esportiva deixa as viagens e os passeios mais relaxados, inclusive com garupa.
Sistema de malas é um dos diferencias da BMW R 1300 R
O modelo alemão pode ser equipado com um sistema de malas recém-desenvolvido e suportes originais BMW Motorrad, ou, caso prefira, com preparação para bagagem como item opcional de fábrica. As malas tem capacidade de 26 a 29 litros, respectivamente.
Como é a segurança da nova BMW R 1300 R?
A nova moto da BMW é mais precisa e estável nas frenagens. Ela exige menos esforço para pilotagem e proporciona resposta ainda mais assertiva da suspensão.
O modelo vem equipado de fábrica com freios dianteiros duplos com pinças fixas de quatro pistões montadas radialmente e freio traseiro com pinça flutuante de dois pistões.
A moto também pode ganhar um sistema de freios esportivo como opcional de fábrica. Se optar por esse investimento, saiba que ele deixará o veículo não só com aparência mais agressiva com suas pinças na cor titânio. Outro benefício é a ligeira melhora na performance de frenagem.
E você, como avalia a nova BMW R 1300 R? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360.
Leia também: Novo Gol? Conheça a releitura do ícone da Volkswagen