BMW lançará conceito iX5 Hydrogen na Alemanha em setembro

A BMW anunciou que irá lançar o conceito iX5 Hydrogen durante o Salão do Automóvel de Munique. Ele traz um sistema que usa células de combustível.

A BMW é bem clara quando o assunto é sustentabilidade. Além de já ter um plano para um trânsito mais limpo, ela oferece a seus clientes algumas opções de carros híbridos e 100% elétricos.

Agora a marca quer dar um passo a mais. A montadora alemã anunciou que irá lançar o conceito iX5 Hydrogen durante o Salão do Automóvel de Munique (Alemanha). Ele traz um sistema que usa células de combustível. Veja mais!

Foto: DIvulgação/BMW

BMW lançará conceito iX5 Hydrogen 

O evento acontecerá entre os dias 07 e 12 de setembro. Ele estará junto de outros modelos da linha elétrica no estande. No caso, estamos falando do i3, do iX3, do iX e do i4. Mas o tratamento com ele será um pouco diferentes. Os visitantes poderão testar o iX5 pelas atrações do evento.

Foto: DIvulgação/BMW

A tecnologia não é de fato uma das grandes apostas da montadora alemã. Entretanto, de acordo com BMW, veículos lançados nos próximos anos podem trazer o sistema utilizado aqui.

E estamos falando de uma marca que pretende ter uma linha livre de emissões de CO2. As unidades fabricadas (que serão poucas) do iX5 também serão usadas para demonstrações e testes. 

Como o nome sugere, o modelo terá como base o X5. Ele está posicionado acima do X3 e abaixo do X7 (tirando os SUVs Cupês X4 e X6). Mas, o carro passou por algumas alterações no visual. Por exemplo, podemos ver nas fotos desta matéria que o carro possui vários detalhes na cor azul (tom da linha BMW i).

Leia mais: BMW promete uma “nova era” com futura plataforma para carros elétricos

Foto: DIvulgação/BMW

Na grade “duplo rim”, por exemplo, a cor aparece em toda a sua volta. Ela está presente também na parte inferior do para-choque. O azul também está presente nas rodas aerodinâmicas (de 22 polegadas). Um outro item ajuda na hora de diferenciar os modelos. Estamos falando dos emblemas da marca localizadas na carroceria e no interior.

Conjunto mecânico

Foto: DIvulgação/BMW

O carro é bastante refinado e ecológico. Mas o grande atributo está mesmo no sistema elétrico. Este BMW iX5 Hydrogen vem equipado com o BMW eDrive. A marca diz que ele é garante o mesmo prazer de outros veículos BMW. O funcionamento do propulsor é bastante importante na hora de desacelerar e da frenagem.

Quando isso acontece, o propulsor estará alimentando a bateria. Esta energia será liberada nos momentos de condução esportiva. Neste momento, sua potência será de 374 cv (275 kW)

Este motor é alimentado com hidrogênio. Este será armazenado em tanques de fibra de carbono (CFRP) que possuem capacidade de seis quilos de gás. O processo de enchê-los pode levar entre três e quatro minutos.

Ele é convertido em eletricidade por meio da célula de combustível instalado no veículo. Isso faz com que o carro tenha uma potência elétrica de 170 cv (125 kW). A BMW diz que apenas vapor de água é gerado pelo veículo. Ou seja, zero emissões de CO2.

Carro sustentável

Foto: DIvulgação/BMW

Foto: DIvulgação/BMW

Aliás, os pneus é um dos itens pensados para que o veículo seja mais sustentáveis. A italiana Pirelli foi que os forneceu. O material usado foi borracha natural certificada. Eles são exclusivos do gigante.

Outra novidade neste quesito é o uso de peças construídas por impressoras 3D. A marca diz que isso “ajuda a adotar formas que não seriam possíveis na construção tradicional”.

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile