BMW lançará conceito iX5 Hydrogen na Alemanha em setembro
A BMW anunciou que irá lançar o conceito iX5 Hydrogen durante o Salão do Automóvel de Munique. Ele traz um sistema que usa células de combustível.
A BMW é bem clara quando o assunto é sustentabilidade. Além de já ter um plano para um trânsito mais limpo, ela oferece a seus clientes algumas opções de carros híbridos e 100% elétricos.
Agora a marca quer dar um passo a mais. A montadora alemã anunciou que irá lançar o conceito iX5 Hydrogen durante o Salão do Automóvel de Munique (Alemanha). Ele traz um sistema que usa células de combustível. Veja mais!
BMW lançará conceito iX5 Hydrogen
O evento acontecerá entre os dias 07 e 12 de setembro. Ele estará junto de outros modelos da linha elétrica no estande. No caso, estamos falando do i3, do iX3, do iX e do i4. Mas o tratamento com ele será um pouco diferentes. Os visitantes poderão testar o iX5 pelas atrações do evento.
A tecnologia não é de fato uma das grandes apostas da montadora alemã. Entretanto, de acordo com BMW, veículos lançados nos próximos anos podem trazer o sistema utilizado aqui.
E estamos falando de uma marca que pretende ter uma linha livre de emissões de CO2. As unidades fabricadas (que serão poucas) do iX5 também serão usadas para demonstrações e testes.
Como o nome sugere, o modelo terá como base o X5. Ele está posicionado acima do X3 e abaixo do X7 (tirando os SUVs Cupês X4 e X6). Mas, o carro passou por algumas alterações no visual. Por exemplo, podemos ver nas fotos desta matéria que o carro possui vários detalhes na cor azul (tom da linha BMW i).
Leia mais: BMW promete uma “nova era” com futura plataforma para carros elétricos
Na grade “duplo rim”, por exemplo, a cor aparece em toda a sua volta. Ela está presente também na parte inferior do para-choque. O azul também está presente nas rodas aerodinâmicas (de 22 polegadas). Um outro item ajuda na hora de diferenciar os modelos. Estamos falando dos emblemas da marca localizadas na carroceria e no interior.
Conjunto mecânico
O carro é bastante refinado e ecológico. Mas o grande atributo está mesmo no sistema elétrico. Este BMW iX5 Hydrogen vem equipado com o BMW eDrive. A marca diz que ele é garante o mesmo prazer de outros veículos BMW. O funcionamento do propulsor é bastante importante na hora de desacelerar e da frenagem.
Quando isso acontece, o propulsor estará alimentando a bateria. Esta energia será liberada nos momentos de condução esportiva. Neste momento, sua potência será de 374 cv (275 kW).
Este motor é alimentado com hidrogênio. Este será armazenado em tanques de fibra de carbono (CFRP) que possuem capacidade de seis quilos de gás. O processo de enchê-los pode levar entre três e quatro minutos.
Ele é convertido em eletricidade por meio da célula de combustível instalado no veículo. Isso faz com que o carro tenha uma potência elétrica de 170 cv (125 kW). A BMW diz que apenas vapor de água é gerado pelo veículo. Ou seja, zero emissões de CO2.
Carro sustentável
Aliás, os pneus é um dos itens pensados para que o veículo seja mais sustentáveis. A italiana Pirelli foi que os forneceu. O material usado foi borracha natural certificada. Eles são exclusivos do gigante.
Outra novidade neste quesito é o uso de peças construídas por impressoras 3D. A marca diz que isso “ajuda a adotar formas que não seriam possíveis na construção tradicional”.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.