BMW iX3: primeiro SUV elétrico da marca é revelado oficialmente

O primeiro BMW X totalmente elétrico está pronto para ser lançado. O BMW iX3 combina um modelo livre de emissões e a condução esportiva com conforto.

O primeiro BMW X totalmente elétrico está pronto para ser lançado. O BMW iX3 combina um modelo livre de emissões e a condução esportiva com conforto, versatilidade e amplo espaço de um SAV (Sports Activity Vehicle). Com o iX3 o BMW avança em sua estratégia no segmento de veículos com sistemas elétricos.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

BMW iX3

O BMW X3 será o primeiro modelo disponível globalmente em versões com motores a gasolina, diesel, em opções híbrido plug-in ou totalmente elétrico. O lançamento do iX3 ocorrerá no final de 2020, quando as vendas terão início na China. Será o primeiro modelo da marca a ser fabricado também para exportação a partir de Shenyang, na China.

O novo modelo combina a eficiência de seu motor elétrico, a densidade de energia otimizada de sua bateria de alta tensão e a alta capacidade de carga. Os avanços desde o lançamento no mercado do BMW i3 somam-se com a tecnologia BMW eDrive de quinta geração para permitir melhorias no alcance operacional por meio da eficiência aprimorada. Com isso, será possível evitar o uso de baterias grandes, que geralmente afetam negativamente o peso do veículo, a dinâmica de direção e o consumo de energia elétrica.

LEIA MAIS: Dia do Meio Ambiente: conheça os carros elétricos vendidos no Brasil atualmente
Volkswagen: veja toda gama de transportes híbridos e elétricos da empresa

Tecnologia BMW eDrive de quinta geração

A estreia do novo BMW iX3 também dá início à quinta geração da tecnologia BMW eDrive. As últimas versões de motores elétrico, a tecnologia de carregamento e a bateria de alta tensão permitiram um progresso no desempenho, no consumo de energia elétrica e autonomia. Os componentes desenvolvidos pelo BMW Group também serão instalados nos modelos BMW iNEXT e BMW i4 a partir de 2021.

Em sua quinta geração, a tecnologia BMW eDrive fornece uma base excelente para aplicações economicamente sustentáveis em modelos com grande volume de produção. Ao mesmo tempo, este novo conceito acompanha a crescente demanda mundial por carros premium totalmente elétricos.

Tecnologia integrada

A tecnologia de dirigibilidade integrada do novo BMW iX3 desempenha um papel importante na otimização da eficiência e no desenvolvimento de energia. O motor elétrico, a transmissão e a eletrônica de potência estão agora acomodados juntos. O motor elétrico do novo BMW iX3 funciona sem o uso de ímãs e esse projeto permite que metais de difícil extração sejam dispensados para a fabricação do motor.

A densidade de potência do motor elétrico no BMW iX3 é 30% maior que a dos demais veículos totalmente elétricos da montadora. O motor apresenta eficiência de até 93%, em comparação com 40% nos motores a combustão. A nova unidade gera uma potência máxima de 210 kW / 286 cv e torque máximo de 400 Nm sustentado em altas rotações, diferentemente de muitos outros motores elétricos. O novo BMW iX3 vai de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 180 km/h.

A tecnologia das células de bateria desempenha um papel central no estágio de desenvolvimento mais recente das baterias de alta tensão. A densidade de energia no novo BMW iX3 é cerca de 20% maior que a das células de bateria usadas pelo BMW Group para veículos totalmente elétricos até agora: 80 kWh, dos quais 74 kWh são utilizados. Isso permite que o modelo ofereça um alcance de até 459 quilômetros no ciclo de teste WLTP e até 520 quilômetros no ciclo de teste NEDC.

Além disso, o modelo conta com uma unidade de carregamento que envia energia tanto para a bateria de 400V quanto à fonte de alimentação de 12V a bordo. Ao usar terminais de corrente alternada, ele permite carregamento monofásico e trifásico de até 11 kW. Conectar o veículo a uma estação de carga rápida de corrente contínua facilita as saídas de carga de até 150 kW. A bateria de alta tensão no novo BMW iX3 pode ser carregada de 0 a 80% de sua capacidade total em apenas 34 minutos. Os motoristas podem injetar a energia necessária para adicionar 100 quilômetros à autonomia do carro em 10 minutos de carregamento.

Eficiência para longas distâncias

A eficiência do motor elétrico aliada à alta capacidade de carga conferem ao novo BMW iX3 um desempenho em longas distâncias. Em um deslocamento de 600 quilômetros, por exemplo, um BMW iX3 precisaria fazer menos paradas para carregamento que um veículo elétrico com baterias de alta tensão maiores e mais pesadas. Além disso, essas paradas também seriam mais curtas.

Com os serviços digitais do BMW Connected Charging, ao planejar uma rota e calcular o horário de chegada, a função E-Route oferece recomendações para paradas no meio da viagem para carregar a bateria de alta tensão. Ele também fornece informações sobre as estações de carregamento, bem como sobre pontos de interesse nos arredores.

Manuseio esportivo

A bateria de alta tensão de última geração tem formato slim. Posicionada na parte inferior do carro, pode ser integrada à arquitetura flexível do SAV. Isso diminui o centro de gravidade em cerca de 7,5 centímetros em comparação com os BMW X3 de potência convencional, melhorando visivelmente a dinâmica lateral.

Entre os elementos do chassi do BMW iX3 está uma subestrutura do eixo traseiro, que oferece o espaço de instalação necessário para a unidade. A suspensão adaptativa padrão inclui amortecedores controlados eletronicamente, cujas características se adaptam à superfície em questão. Isso permite uma otimização de conforto e dinâmica de condução.

O desenvolvimento instantâneo de potência do motor elétrico e o ajuste do chassi específico do modelo dão o novo BMW iX3 características de condução esportivas e ágeis.

Estética

Assim como na parte externa, o interior do novo BMW iX3 também faz referência à presença de um sistema de propulsão elétrico. Outra qualidade marcante desta gama – versatilidade – reflete-se no espaço: graças ao encosto traseiro dobrável, a capacidade de carga pode ser aumentada de 510 para um máximo de 1.560 litros, conforme necessário.

A estreia do BMW IconicSounds Electric no BMW iX3 fornece uma boa qualidade acústica. Isso significa que todo modo de direção é replicado por um padrão de som correspondente. Quando o botão start/stop é pressionado, por exemplo, uma composição sonora curta pode ser ouvida, definindo o cenário para a experiência de condução elétrica.

O BMW iX3 estará disponível em duas versões em seu lançamento. A especificação “Inspiring” inclui pintura metálica; rodas aerodinâmicas de 19 polegadas; faróis de LED; teto solar panorâmico de vidro; Driving Assistant Professional com controle de cruzeiro ativo e função Stop & Go; assistente de direção com controle de pista, aviso de mudança de pista e aviso de saída de pista; Park Distance Control com sensores dianteiro e traseiro; indicador de pressão dos pneus e sistema de alarme.

Há também volante esportivo, iluminação ambiente, assentos com ajustes eletrônicos e função de memória e sistema de controle de temperatura com três zonas independentes . O modelo inclui também BMW Live Cockpit Professional, o BMW Intelligent Personal Assistant, integração de smartphones com Apple CarPlay e Android Auto, atualização remota de software, serviços digitais da BMW Connected Charging, carregador de bateria sem fio para smartphones e um sistema de áudio com sintonizador DAB.

O pacote de equipamentos da versão “Impressive” inclui rodas de liga leve de 20 polegadas; faróis LED adaptativos, Comfort Access, revestimento em couro Vernasca e bancos esportivos dianteiros com suporte lombar. No quesito tecnologia, inclui BMW Head-Up Display e Parking Assistant Plus com câmera de visão traseira. Há função de controle por gestos, sistema de som surround assinado pela Harman Kardon e ponto de acesso WiFi incluso.

Carros elétricos e híbridos que rodam pelo mundo

Tendência mundial, a frota de carros elétricos e híbridos não para de crescer. Com o Salão de Genebra se aproximando, é certo que a maioria das fabricantes vai dedicar algum espaço em seus estandes para modelos com essas características. Nesta galeria especial do Garagem360, confira os principais modelos que rodam pelo mundo.

Escrito por

Erica Franco

wpDiscuz
Sair da versão mobile