BMW investe na ampliação de fábrica de baterias na Alemanha

O BMW Group inaugurou, na semana passada, uma segunda linha de produção de módulos de baterias para veículos elétricos (EVs) em sua fábrica de Leipzig, na Alemanha. O novo sistema irá produzir pacotes de energia para o BMW i4, modelo totalmente elétrico fabricado em Munique, também na Alemanha.

A primeira linha de produção em Leipzig entrou em funcionamento em maio de 2021 e fornece os módulos de bateria para o BMW iX.

Investimentos possibilitam expansão da produção de BMW e MINI elétricos

Nova linha de produção fornecerá módulos de bateria para o  i4 (Foto: Divulgação/BMW)

A nova linha de produção representa um investimento de cerca de €70 milhões – o equivalente a cerca de R$ 365 milhões. Serão criados cerca de 250 postos de trabalho até o final de 2022, somando-se aos 700 já existentes na produção de componentes eletrônicos em Leipzig.

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Antes de estar completo e pronto para equipar os veículos da BMW, cada um dos módulos passa por 196 estações de produção. A nova linha de produção ocupa uma área de aproximadamente 4.250 m².

Para se preparar para o aumento constante de veículos eletrificados, a produção de e-Drives – como o grupo chama o sistema composto por motor elétrico, bateria de íons de lítio de alto rendimento e a gestão inteligente da energia – em Leipzig se tornará ainda mais extensa e flexível já no próximo ano. 

Outro marco importante em Leipzig será a produção do sucessor do MINI Countryman, que deverá sair das linhas de produção a partir de 2023. O modelo crossover estará disponível com motores de combustão e de propulsão totalmente elétrica.

Rede global de produção de e-Drives

Linha de produção de módulos de bateria do BMW Group em Leipzig (Foto: Divulgação/BMW)

Para atender à crescente demanda por capacidade de produção de componentes de e-drive, o BMW Group conta com uma rede de produção mundial. As baterias de alta tensão e componentes de bateria para toda a gama de veículos eletrificados BMW e MINI são fabricados nas próprias instalações de baterias da empresa, em Dingolfing, Leipzig e Regensburg na Alemanha, bem como em Spartanburg (EUA) e Shenyang (China). Há também produção de baterias de alta tensão na Tailândia – fábrica de Rayong. 

Em Munique, o BMW Group opera uma planta piloto de e-Dive. Nos arredores da cidade, o BMW Group abrirá em breve um Centro de Competência de Fabricação de Células. Localizada em Parsdorf, a leste da famosa cidade bávara, a nova instalação irá modelar a produção em série de células de bateria de íon-lítio e validar a viabilidade de sua fabricação em larga escala, especialmente no que diz respeito à qualidade, tempo e custos.

Em Dingolfing e na fábrica Landshut, o BMW Group fabrica motores elétricos no Centro de Competência para Produção de e-Drive. O e-Drive de quinta geração é feito na fábrica de Steyr, na Áustria.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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