BMW inova com “moto elétrica” para menores de idade na Europa

A BMW apresentou na Europa um novo tipo de “moto elétrica”, que além da mobilidade urbana proporciona grande diversão para o público jovem.

A BMW Motorrad apresentou um novo veículo elétrico urbano no mercado europeu. Graças ao seu acionamento elétrico, design e soluções inovadoras, a BMW CE 02 é um novo tipo de “moto elétrica”, que além da mobilidade urbana proporciona grande diversão para o público jovem.

Nova “moto elétrica” da BMW permite a condução por adolescentes

Segundo explica montadora alemã, o novo veículo elétrico não é nem uma e-moto nem uma e-scooter. É um “eParkourer”, criado especialmente para o uso no ambiente urbano – ágil, prático, robusto e reduzido ao essencial em termos de design.

Na Europa, a BMW CE 02, devido à sua baixa potência, foi enquadrado como ciclomotor, permitido que adolescentes com mais de 16 anos de idade possam pilotar a “moto elétrica” em alguns dos países do continente.

Lembrando que, no Brasil, há a exigência de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a autorização ACC para poder pilotar um ciclomotor. Por isso, caso chegue ao mercado brasileiro, a BMW CE 02 só poderá ser pilotada por maiores de 18 anos.

Conheça a “moto elétrica” BMW CE 02

BMW CE 02 tem potência limitada, mas apresenta bom desempenho (Foto: Divulgação/BMW Motorrad)

Rodas grandes atendem à demanda por robustez e, ao mesmo tempo, garantem diversão ao pedalar em muitos terrenos. Preto como cor básica para o quadro, rodas, para-lama dianteiro e carenagem de braçadeira tripla na parte superior, e cinza granito metálico fosco para a tampa do motor oferecem contraste com superfícies foscas e de alto brilho. 

Na versão especial Highline, a CE 02 apresenta uma aparência extrovertida e colorida. Os garfos anodizados em ouro e um design de fita em combinação com gasolina como cor contrastante fazem com que o CE 02 pareça dinâmico e orientado para o futuro, mesmo quando está parado.

Você vai gostar: Veja como comprar moto elétrica no cartão de crédito com opção de parcelamento

Pilotos de 16 anos podem pilotar a nova CE 02 com uma potência máxima de 11 kW (15 cv). O veículo atinge a velocidade máxima de 95 km/h, com progresso rápido em vias expressas e uma autonomia de até 90 km.

A BMW também colocou à disposição uma variante com 4 kW (5 cv), limitada a 45 km/h, fazendo com que o CE 02 também cumpra os requisitos da classe de habilitação AM – podendo ser conduzido na Alemanha, por exemplo, a partir dos 15 anos. 

Modos de condução

Em alguns países europeus, adolescentes podem pilotar a BMW CE 02 (Foto: Divulgação/BMW)

A BMW CE 02 vem com os modos de condução “Flow” e “Surf” como padrão. O “Flow” oferece a configuração ideal para a pilotagem no tráfego urbano, enquanto o “Surf” oferece uma experiência de pilotagem dinâmica além do tráfego intenso da cidade. 

O modo de condução “Flash” também está disponível como uma adição esportiva e dinâmica como parte do pacote opcional Highline e como um acessório original da BMW Motorrad.

A “moto elétrica” da BMW vem de série com um carregador externo com uma potência de carregamento de 0,9 kW, que permite que os processos de carregamento sejam realizados de forma rápida em tomadas domésticas padrão. É ainda mais rápido com o carregador rápido com 1,5 kW de potência, disponível no pacote Highline e como acessório original para a versão de 11 kW.

Estrutura reforçada

No que diz respeito ao chassi, a BMW CE 02 conta com uma estrutura de circuito duplo resistente à torção feita de aço tubular. Os garfos telescópicos com amortecimento hidráulico operam na frente, enquanto um braço oscilante de um lado e um amortecedor de articulação direta são usados na parte traseira. 

Pneus largos são montados em rodas de liga leve fundidas, que têm freios a disco e garantem desaceleração segura na frente e atrás – a roda dianteira conta com ABS.

Pneus largos reforçam a robustez da BMW CE 02 (Foto: Divulgação/BMW Motorrad)

Tecnologia e conectividade

Um display TFT de fácil leitura informa o piloto sobre a velocidade de condução, o status da carga da bateria e muito mais. Uma tomada de carregamento USB-C fornece energia para carregamento do smartphone. 

Usando o aplicativo BMW Motorrad Connected, o smartphone mostra o final previsto do carregamento graças à conexão Bluetooth. Na variante Highline, um suporte para smartphone permite que o app BMW Motorrad instalado no dispositivo seja utilizado como um display adicional.

Também é possível registrar as viagens usando o aplicativo. Com o BMW Motorrad Connected Services (também incluído no pacote Highline), o status de carregamento e outras informações da CE 02 podem ser visualizados a qualquer momento e em qualquer lugar por meio do app.

Além disso, a nova “moto elétrica” da BMW apresenta:

  • Controle Automático de Estabilidade (ASC) e Controle Regenerativo de Estabilidade (RSC);
  • Iluminação em LED – incluindo faróis, luzes diurnas e piscas laterais;
  • Assento rebaixado – altura de apenas 750 mm;
  • Preparação para alarme antifurto.
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile