BMW inicia a produção do XM, SUV híbrido de 653 cv de potência

A produção em série do SUV BMW XM teve início; com motor híbrido de 653 cv de potência, modelo será lançado no segundo trimestre de 2023

A produção em série do BMW XM começou na fábrica da marca em Spartanburg, na Carolina do Sul, nos Estados Unidos. O modelo é construído na mesma linha de montagem dos SUVs X5, X6 e X7. A expectativa é que o SUV híbrido chegue às concessionárias dos EUA, China e no Oriente Médio no segundo trimestre de 2023.

O BMW XM é o primeiro SUV de alto desempenho da divisão BMW M a contar com um sistema híbrido plug-in, composto por um motor V8 a gasolina e um motor elétrico. O modelo é o primeiro destaque da nova estratégia ofensiva de modelos da marca M no ano em que completa meio século de história. O carro é também o primeiro BMW M original – ou seja, que não terá uma variante ‘convencional’ da BMW – desde o M1.

A previsão é que o BMW XM seja lançado mundialmente durante a primavera dos EUA (Foto: Divulgação/BMW)

Produção do BMW XM marca nova fase para a empresa

O início da produção do BMW XM marca o bom momento da unidade da BMW em Spartanburg. A planta da Carolina do Sul foi responsável por 257.876 exportações em 2021 e arrecadou um valor total aproximado de R$ 52,8 bilhões nas transações.

Durante 2021, o BMW Group revelou seu plano de eletromobilidade para os Estados Unidos. O presidente do Conselho de Administração, Oliver Zipse, anunciou um valor de R$ 8,9 bilhões de investimento em sua operação nos EUA, incluindo R$ 5,2 bilhões para preparar a fábrica de Spartanburg para a produção de veículos elétricos.

O BMW XM, SUV híbrido do tipo plug-in, é o primeiro passo para o BMW Group neste sentido. A empresa pretende fabricar ao menos seis modelos totalmente elétricos nos Estados Unidos até 2030. 

O BMX XM já é produzido em fábrica na Carolina do Norte, nos EUA (Foto: Divulgação/BMW)

XM tem motor de até 653 cv de potência

O novo BMW XM está equipado com motorização híbrida plug-in, que combina motor V8 M TwinPower Turbo de 483 cv com um elétrico de 194 cv, ambos integrados ao câmbio automático de oito marchas. Juntos, eles geram potência máxima de 653 cv a 5.400 rpm e 81,6 kgfm de torque entre 1.600 e 5.000 rpm.

A transmissão M Steptronic, de 8 velocidades, também é a primeira da BMW M. Ela canaliza não só a energia gerada pela combustão do motor, mas também o torque de acionamento do motor elétrico integrado.

A aceleração de 0 a 97 km/h (0 a 60 mph) é feita em 4,1 segundos, de acordo com a fábrica. A velocidade máxima no modo híbrido é limitada eletronicamente a 250 km/h.

Modos de condução do SUV

A interação entre o motor de combustão e o motor elétrico no BMW XM pode ser ajustada selecionando modos de condução específicos. O motorista pode acionar o menu usando o botão M Hybrid no painel de controle no console central e acessá-lo no quadro de instrumentos.

O modo de condução Hybrid dá ao condutor acesso à potência total do sistema do motor de combustão e elétrico motor em conjunto. A quantidade que cada fonte de unidade contribui para a experiência de desempenho depende da configuração selecionada no menu de configuração. 

Na configuração Comfort, o motor elétrico é utilizado sem engatar o motor de combustão, otimizando a eficiência do BMW XM. Se a bateria estiver em um baixo estado de carga, a função do gerador aumenta a carga do motor para alimentar energia adicional na bateria de alta tensão.

Nos modos Sport e Sport Plus do sistema de acionamento, o motor de combustão é sempre ativo. No modo de condução Electric, o BMW XM utiliza apenas a potência do sistema de acionamento elétrico até a velocidade máxima de 140 km/h. Neste modo, o motor de combustão só é ativado ao alterar para o modo manual da transmissão – usando o seletor de marchas.

O modo eControl informa o sistema para manter a carga da bateria de alta tensão durante uma viagem ou aumentá-la por meio de recuperação de energia. Desta forma, a capacidade da bateria pode ser economizada para condução 100% elétrica em áreas urbanas, por exemplo.

Design

Interior do BMW XM (Foto: Divulgação/BMW)

O design desenvolvido exclusivamente para a classe de SUVs da marca teve uma adaptação única para o BMW XM, juntamente com a nova interpretação dos faróis duplos e a grade BMW M. Os sistemas de sensores e câmeras necessários para a tecnologia de assistência ao condutor estão discretamente integrados na dianteira.

O BMW XM está equipado de série com faróis LED adaptativos, cujas funções de luz são divididas em duas áreas separadas. Durante o dia, luzes de condução, luzes laterais e indicadores de mudança de direção estão integrados com os elementos superiores.

Os dois elementos da grade se destacam no entorno da superfície. Dentro deles, estão as barras de grade horizontais que se tornaram uma característica marcante dos carros esportivos de alto desempenho da BMW M GmbH, enquanto os arredores duplos dos rins enfatizam seus contornos octogonais.

A borda externa das grades é terminada em preto de alto brilho, enquanto o ambiente interno fornece iluminação de contorno na forma de um anel de luz.

O estilo do design exterior do BMW XM continua no interior a cabine. As linhas e superfícies do painel de instrumentos, console central, assentos e painéis de acabamento são notáveis para quem está no banco do condutor ou do passageiro da frente.

Escrito por

Arthur Quaresma

Formando em Jornalismo pela UFRRJ, atuo como redator desde 2019. Apaixonado por contar histórias e entender histórias, desde meu começo até agora, venho trabalhando com algumas paixões do brasileiro — desde esportes até o mundo automobilístico.

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