BMW iFactory: os planos e padrões para a produção do futuro

Com uma nova planta em Debrecen, Hungria, de onde o novo modelo elétrico New Class sairá a partir de 2025, a BMW terá a primeira fábrica de automóveis do mundo que dispensa completamente o uso de combustíveis fósseis em seus processos de produção. Este é apenas um componente da nova estratégia de produção da montadora alemã, batizada e BMW iFactory. Veja os detalhes.

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A estratégia de produção, que a BMW também chama de “the master plan for the production of the future” –  plano-mestre para a produção do futuro –, será aplicada integralmente em Debrecen com o New Class, mas deve ser implementada em todas as fábricas da BMW no futuro. 

Veja como será implementado o BMW iFactory

“O BMW iFactory não é uma peça única, mas uma abordagem que implementaremos em todas as nossas fábricas no futuro – desde nossa fábrica de 100 anos em Munique até nossa próxima fábrica em Debrecen, Hungria”, diz o membro do conselho de Administração da BMW AG, Milan Nedeljković.

A nova estratégia de produção justifica-se, entre outras coisas, pela transformação para a eletromobilidade. “A fabricação automotiva do futuro requer uma maneira nova e holística de pensar”, diz Nedeljković. Como objetivo estratégico, a BMW adotou o slogan “Lean. Green. Digital” (Eficiência. Verde. Digital).

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Eficiência

A BMW explica que escolheu “Lean” porque significa produção eficiente, precisa e altamente flexível, que é a base da estratégia.

A empresa enfatiza particularmente a flexibilidade. Em Debrecen, a estratégia é de fato aplicada à produção de veículos elétricos. Mas como a empresa ainda não definiu uma data para o fim do motor à combustão, haverá produção mista em outras fábricas. 

“A flexibilidade continua sendo a principal vantagem competitiva da produção do BMW Group, agora e no futuro”, afirma a montadora em comunicado à imprensa. “As estruturas de produção da empresa são tão flexíveis que uma única linha de produção pode produzir diferentes tipos de acionamentos e modelos de veículos.”

Verde

A palavra-chave “Green” significa que a marca quer evitar o consumo, conservar recursos e usar tecnologias de ponta para tornar a produção mais sustentável e também mais verde. 

“A responsabilidade ambiental, econômica e social são indissociáveis e buscamos alcançar as três não apenas no produto em si, mas em toda a cadeia de valor”, afirma  Nedeljković. “Até 2030, pretendemos reduzir as emissões de CO2 da produção em 80% em comparação com 2019.”

Em Debrecen, isso significa que uma “proporção significativa” da eletricidade necessária deve ser produzida diretamente nas instalações da fábrica, enquanto o restante deve ser obtido inteiramente de fontes de energia renováveis.

“Nossa contribuição para a transição energética faz sentido não apenas ambiental, mas também comercialmente, porque nossa abordagem garante preços estáveis e suprimentos seguros”, explica o membro do conselho.

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Digital BMW

O significado do termo “Digital” é claro: todos os dados relevantes de produtos, processos, qualidade e custos entre os processos de desenvolvimento, planejamento e produção estão conectados em rede. 

Além disso, todos os locais de produção são totalmente gravados por digitalização 3D para criar uma cópia digital – de acordo com a BMW, isso economiza tempo e esforço no planejamento da produção.

Para que o iFactory de fato decole, toda a mão de obra será requalificada. A marca afirma que já está investindo massivamente na reestruturação de competências nas áreas de qualidade, logística, manutenção, energia elétrica, e-mobilidade e planejamento digital. 

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BMW (Foto: Divulgação/BMW)

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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