BMW i3 a etanol? Entenda o projeto para o carro ser 100% ecológico

O BMW Group Brasil anunciou que está desenvolvendo um projeto experimental para tornar o extensor de autonomia do BMW i3.

Pensando em tornar o i3 um carro mais ecológico, o BMW Group Brasil anunciou na última segunda-feira (28) que está desenvolvendo um projeto experimental para tornar seu extensor de autonomia neutro em emissão de CO2. Normalmente, ele é abastecido com gasolina.

BMW i3 a etanol

Chamado de BMW i3 Zero Impact Emission CO2 Neutral Ehanil Ranger Extender, o protótipo é o fruto da parceria da  divisão de engenharia local da montadora com a AVL do Brasil. De acordo com a montadora, este projeto foi faz parte de sua estratégia de pioneirismo em mobilidade elétrica, inovação e comprometimento com a sustentabilidade.

Foto Divulgação/BMW Brasil)

O carro conceito não passou por mudanças em sua motorização original. A fabricante usou o mesmo motor elétrico de 170 cv de potência máxima (125 Kw) e torque de 250 Nm. A única troca foi feita no propulsor auxiliar. Sua função é ajudar o veículo a se locomover quando o nível das baterias que alimentam o motor elétrico estiver baixo. Com isso, ele garante uma autonomia extra de até 60 quilômetros ao veículo. Durante os testes dos engenheiros, foi usado etanol no lugar da gasolina.

Ainda segundo a BMW, os especialistas trabalham na otimização de parâmetros do cabeçote do motor. Para atingir o objetivo, a taxa de compressão passou de 10:1 para 14:1, utilizando a vantagem de maior resistência a detonação do etanol para conseguir um aumento de eficiência.

Foto Divulgação/BMW )

Além da redução na emissão de CO2 na atmosfera, o aumento de eficiência também causada pela troca da gasolina pelo etanol, visto que  por conta do desenvolvimento de um motor modificado, especificamente, para utilização do etanol, permitindo usufruir de suas propriedades.

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“A inovação é algo que está no DNA do BMW Group desde sua fundação, há 105 anos. Esse projeto é mais uma demonstração desse caráter e mais um passo rumo ao futuro da mobilidade sustentável, e reforça nossa estratégia de avançar em eletrificação”, afirma Herbert Negele, Diretor de Engenharia do BMW Group Brasil.

Foto Divulgação/BMW Brasil)

A fabricante não divulgou quando a tecnologia será comercializada em série. Mas, o projeto será apresentado durante o 19º Simpósio SAE Brasil de Powertrain, que será realizado nos dias 29 e 30 de junho.

BMW i3 2021

Lançado por aqui em 2013, o BMW i3 está entre os carros eletrificados de luxo mais baratos à venda no Brasil. Até 2030, a marca pretende ter 50% de suas vendas globais compostas por carros eletrificados.

Na linha atual, ele está sendo oferecido em duas configurações. A mais em conta, a BEV Full, está custando a partir de R$ 274.950. Já o modelo usado no experimento acima é com o Rex Full e ele tem preços a partir de R$ 283.950.

Foto Divulgação/BMW Brasil)

Como foi dito acima, o veículo usa um propulsor elétrico que gera 170 cv de potência máxima (125 Kw) e torque de 250Nm. Com ele, o veículo pode atingir a velocidade máxima de 150 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos.

A bateria instalada no carro faz com ele rode por até 335 km (440 km NEDC com REX). Por fim, você pode recarregá-la em 5h56 usando uma tomada doméstica (até 80% da bateria). Sem falar que pode ser usado também o BMW iWallbox.

 

 

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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