BMW i Vision Dee é elétrico com estilo retrô e pintura inteligente

Conheça o BMW i Vision Dee. sedã elétrico apresentado na CES 2023 capaz de mudar a cor da carroceria para até 32 diferentes tons

A CES 2023 é palco para a exibição do BMW i Vision Dee, conceito de sedã elétrico que antecipa futuras tecnologias que serão aplicadas nos carros de produção da marca. Entre os destaques está o sistema de pintura inteligente, capaz de mudar a cor da carroceira em 32 tons diferentes, e o novo head-up display widescreen, que se estende por toda a largura do para-brisa.

Dianteira do elétrico i Vision Dee reinventa a tradicional grade duplo rim dos BMW (Foto: Divulgação/BMW)

Conheça os detalhes do sedã elétrico BMW i Vision Dee

Entre os dias 5 e 8 de janeiro, a CES 2023 será palco de diversas inovações tecnológicas. O Consumer Electronics Show acontece em Las Vegas, nos EUA. Entre as marcas que marcam presença está a BMW.

Um dos destaques da marca é o conceito BMW i Vision Dee. Trata-se de um sedã médio elétrico que exibe algumas das inovações que a marca pretende aplicar nos modelos de produção nos próximos anos.

De forma geral, o carro adota um visual retrô e minimalista, sem muitos detalhes em sua carroceira e com linhas discretas. Os tradicionais elementos da marca, como a grade em forma de duplo rim e os faróis duplos circulares, foram reinventados para integrar o veículo de visual mais simples.

No entanto, as tecnologias presentes no sedã chamam a atenção. Uma delas está do lado de fora, mais precisamente por toda a carroceira. Trata-se de um sistema já apresentado no iX Flow, no mesmo evento, em 2022, onde o carro podia mudar de cor em tons de preto e branco.

Porém, a tecnologia foi aprimorada no BMW i Vision Dee e agora é capaz de apresentar um exterior multicolorido, totalmente variável e configurável individualmente. Ao todo, são 32 opções de cores que podem ser exibidas, sendo que o veículo é dividido em 240 segmentos, onde cada um pode ser controlado de forma individual.

Isso permite que uma variedade quase infinita de padrões seja gerada e variada em segundos no sedã elétrico.

BMW i Vision Dee pode ter carroceira personalizada com uma infinidade de opções (Foto: Divulgação/BMW)

Interior também recebeu atenção especial

No interior, o conceito minimalista também foi aplicado. Nesse caso, o uso de diversos materiais foi reduzido, assim como botões de controle e outros comandos que podem distrair o motorista.

O volante também adota um design não convencional e com comandos que aparecem somente quando há contato. Porém, o destaque fica por conta do head-up display, que diferentes dos modelos tradicionais, é aplicado em toda a largura do para-brisa do veículo.

Usando sensores no painel de instrumentos, o motorista pode decidir a quantidade de conteúdo digital que deseja ver no Head-Up Display. De acordo com a marca, essa tecnologia que usa toda a área do para-brisa como uma enorme tela de auxílio ao motorista deverá ser aplicada em modelos de produção a partir de 2025.

Tecnologia deve ser aplicada em modelos que serão lançados a partir de 2025 (Foto: Divulgação/BMW)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile