BMW e MINI com interior vegano? Entenda

O BMW Group planeja lançar seus primeiros veículos com interiores totalmente veganos em 2023. Isso está sendo possível principalmente através do desenvolvimento de materiais inovadores com propriedades semelhantes ao couro. Saiba todos os detalhes!

BMW e MINI com interior vegano? Entenda
Interior BMW e MINI

BMW e MINI com interiores veganos em 2023; veja a seguir!

Também será possível usar esses materiais para superfícies de volante, que devem atender a critérios exigentes em termos de sensação, aparência premium e resistência ao desgaste. Interiores totalmente veganos estarão disponíveis para os modelos BMW e MINI pela primeira vez a partir de 2023.

O BMW Group atende assim à demanda por interiores veganos e sem couro, que deve aumentar ainda mais em um futuro próximo, especialmente nos EUA , China e Europa.

VEJA TAMBÉM

A redução de CO 2emissões ao longo de todo o ciclo de vida de um veículo é o objetivo central do BMW Group no caminho para a neutralidade climática, que deve ser alcançada até 2050, o mais tardar. A seleção de materiais tem um papel fundamental a desempenhar para atingir esse objetivo.

A substituição de matérias-primas de origem animal contribui significativamente para o aumento da sustentabilidade na produção de veículos. A introdução de um novo material de superfície para volantes fará com que a proporção de componentes de veículos que contenham traços de matérias-primas de origem animal caia para menos de um por cento nos respectivos veículos BMW e MINI.

Como resultado, esses materiais agora só serão encontrados em áreas que não são visíveis para o cliente, por exemplo, em várias substâncias cerosas, como gelatina usada em revestimentos protetores, lanolina em tintas,

O BMW Group oferece há muito tempo várias alternativas de tecido ao couro. Agora, pela primeira vez, é possível oferecer um substituto adequado ao couro para a interface mais importante entre motorista e veículo. As superfícies do volante devem cumprir critérios exigentes em termos de aparência, resistência ao desgaste e durabilidade.

(Foto: Divulgação/BMW Group)

“Com um volante feito de um material de superfície vegano de alta qualidade, estamos atendendo aos desejos de nossos clientes que não querem fazer concessões em termos de aparência, toque e funcionalidade. O material inovador resiste ao desgaste causado pela abrasão, transpiração e umidade e tem todas as propriedades desejáveis ​​do couro”, diz Uwe Köhler, chefe de desenvolvimento da carroceria, acabamentos exteriores, interior do BMW Group.

Superfícies sem couro reduzem as emissões de CO 2 e em 85 por cento.

O fato de agora existir um material de superfície vegano de alta qualidade com propriedades equivalentes ao couro real usado anteriormente na produção de volantes representa outro grande passo para a redução de CO 2 . O novo material da superfície do volante reduz as emissões de CO 2 e ao longo da cadeia de valor em cerca de 85 por cento em comparação com o couro.

Até agora, a maior parte das emissões produzidas, cerca de 80%, foi na forma de gás metano da criação de gado. Os 20% restantes foram contabilizados pelo processamento do couro bovino, que é altamente intensivo em energia e água.

MINI

Neutralidade climática e uma economia circular são as principais prioridades

Para atingir a meta de neutralidade climática, o BMW Group conta com o uso de eletricidade verde na produção e na cadeia de suprimentos, uma proporção consistentemente aumentada de materiais secundários e matérias-primas naturais, motores elétricos e motores de combustão altamente eficientes e uma alta reciclagem de acordo com os princípios de uma economia circular.

Está tudo no detalhe: os tapetes para vários modelos são feitos de monomaterial, evitando assim misturas de materiais difíceis de reciclar. Como resultado, o BMW Group economiza cerca de 23.000 toneladas de CO 2 e mais 1.600 toneladas de resíduos todos os anos, uma vez que os tapetes reciclados e os resíduos também são reutilizados no processo de produção.

Pesquisa e desenvolvimento no campo de matérias-primas secundárias e materiais sustentáveis ​​são uma prioridade. As futuras gerações de veículos oferecerão outras alternativas atraentes ao couro. O BMW Group está trabalhando com empresas iniciantes para desenvolver materiais inovadores de base biológica.

Em comparação com os couros sintéticos usados ​​anteriormente, eles resultam em cerca de 45% menos emissões de CO 2 . Mirum TM , que é 100% de base biológica e livre de petróleo, tem o potencial de imitar todas as propriedades do couro tradicional.

Outro novo material, Deserttex TM , é feito de fibras de cacto pulverizadas com uma matriz de poliuretano de base biológica. Com esses materiais, a substituição de matérias-primas de origem animal pode ser combinada com uma redução significativa de CO2 .

(Foto: Divulgação/BMW Group)

Erica Franco
Erica FrancoJornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.
ASSISTA AGORA
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Veja mais ›
Fechar