BMW convoca proprietários do X5 xDrive45e para recall na bateria 

A BMW do Brasil anunciou uma campanha de recall para os veículos X5 xDrive45e fabricados entre junho de 2020 e agosto de 2020. Segundo a montadora alemã, um problema na fabricação da bateria do SUV híbrido pode causar incêndios.

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BMW X5 (Foto: Divulgação/BMW)

Veja chassis envolvidos no recall

Os proprietários dos BMW xDrive45e com chassis de WBATA6100M9D61242 até WBATA610XM9E04176 são orientados a procurar uma concessionária autorizada da marca e agendar, gratuitamente, a substituição dos módulos de células da bateria de alta voltagem. 

Ao todo, 169 unidades estão envolvidas no recall. A BMW informa que os proprietários dos carros envolvidos serão também comunicados diretamente pelo My BMW App.

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“Verificou-se a possibilidade de que, em função de eventual contaminação por impurezas decorrentes do processo de produção da bateria de alta voltagem, ocorra um possível curto-circuito quando esta estiver completamente carregada”, afirma a BMW em nota. 

“Tal situação pode ser potencializada pela conexão paralela das células das baterias. Nestes casos, não se descarta a possibilidade de incêndio na bateria de alta voltagem e acidentes fatais ou que resultem em danos físicos e/ou materiais aos ocupantes e terceiros”, alerta a montadora.

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Ilustrativa / BMW X5 (Foto: BMW)

Orientações importantes da BMW

A BMW orienta os proprietários a não carregar seus veículos na rede elétrica. Em vez disso, eles devem adotar imediatamente os procedimentos seguintes, por meio de configuração no display central do veículo, a fim de manter a carga da bateria de alta voltagem em níveis mínimos:

  1. Ir em “Configurações”;
  2. Selecionar “Modo de Condução”;
  3. Ir em “Controle de bateria”;
  4. Definir a configuração do estado de carga em 30%.

Além disso, até que os módulos de células da bateria não sejam trocados, o proprietário não deverá utilizar as funções de trocas de marchas manuais, modo Sport da alavanca de câmbio, nem as aletas de troca de marchas posicionadas atrás do volante.

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A importância de que essas medidas preventivas 

A BMW realça a importância de que essas medidas preventivas sejam adotadas imediatamente. Depois, o proprietário deve entrar em contato com uma concessionária autorizada BMW para agendar a substituição gratuita dos itens defeituosos – serviço que leva cerca de 14 horas para ser realizado.

Atendimento

Para verificar se a sua unidade está dentro do sequenciamento de chassis ou para mais informações, o proprietário pode consultar o site ou entrar em contato pelo telefone exclusivo para recall 0800-019-7097, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.

Foto: Divulgação/BMW

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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