BMW convoca proprietários do X5 xDrive45e para recall na bateria
A BMW anunciou recall para os X5 xDrive45e fabricados entre junho e agosto de 2020. Problema na fabricação da bateria pode causar incêndios.
A BMW do Brasil anunciou uma campanha de recall para os veículos X5 xDrive45e fabricados entre junho de 2020 e agosto de 2020. Segundo a montadora alemã, um problema na fabricação da bateria do SUV híbrido pode causar incêndios.
Veja chassis envolvidos no recall
Os proprietários dos BMW xDrive45e com chassis de WBATA6100M9D61242 até WBATA610XM9E04176 são orientados a procurar uma concessionária autorizada da marca e agendar, gratuitamente, a substituição dos módulos de células da bateria de alta voltagem.
Ao todo, 169 unidades estão envolvidas no recall. A BMW informa que os proprietários dos carros envolvidos serão também comunicados diretamente pelo My BMW App.
“Verificou-se a possibilidade de que, em função de eventual contaminação por impurezas decorrentes do processo de produção da bateria de alta voltagem, ocorra um possível curto-circuito quando esta estiver completamente carregada”, afirma a BMW em nota.
“Tal situação pode ser potencializada pela conexão paralela das células das baterias. Nestes casos, não se descarta a possibilidade de incêndio na bateria de alta voltagem e acidentes fatais ou que resultem em danos físicos e/ou materiais aos ocupantes e terceiros”, alerta a montadora.
Orientações importantes da BMW
A BMW orienta os proprietários a não carregar seus veículos na rede elétrica. Em vez disso, eles devem adotar imediatamente os procedimentos seguintes, por meio de configuração no display central do veículo, a fim de manter a carga da bateria de alta voltagem em níveis mínimos:
- Ir em “Configurações”;
- Selecionar “Modo de Condução”;
- Ir em “Controle de bateria”;
- Definir a configuração do estado de carga em 30%.
Além disso, até que os módulos de células da bateria não sejam trocados, o proprietário não deverá utilizar as funções de trocas de marchas manuais, modo Sport da alavanca de câmbio, nem as aletas de troca de marchas posicionadas atrás do volante.
A importância de que essas medidas preventivas
A BMW realça a importância de que essas medidas preventivas sejam adotadas imediatamente. Depois, o proprietário deve entrar em contato com uma concessionária autorizada BMW para agendar a substituição gratuita dos itens defeituosos – serviço que leva cerca de 14 horas para ser realizado.
Atendimento
Para verificar se a sua unidade está dentro do sequenciamento de chassis ou para mais informações, o proprietário pode consultar o site ou entrar em contato pelo telefone exclusivo para recall 0800-019-7097, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.