BMW convoca donos de quatro carros elétricos por potencial perda de potência
Recall BMW em carros elétricos. Descubra quais modelos elétricos i4, iX, i7 e i5 podem perder potência por falha no software.
BMW convocou os donos de quatro modelos de carros elétricos nos Estados Unidos. A montadora está realizando um recall urgente que afeta mais de 70 mil veículos no mundo todo. O motivo? Um erro no software do motor elétrico que pode fazer seu carro perder potência de repente, inclusive enquanto você está dirigindo!
BMW convoca donos de quatro carros elétricos por potencial perda de potência
Os modelos envolvidos são o BMW i4, iX, i7 e i5, fabricados entre os anos de 2022 e 2025. A Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA), nos Estados Unidos, informou que o problema acontece porque o software interpreta mal uma condição de “isolamento”, causando o desligamento do sistema de alta voltagem do veículo.
O que você precisa saber:
-
Sintomas: Cerca de 15 a 20 segundos antes da perda de potência, um alerta vermelho com um símbolo de aviso aparecerá no painel do carro.
-
Risco: Embora a direção e os freios continuem funcionando, a perda de potência em movimento aumenta o risco de acidentes.
-
Origem do problema: A BMW investigou diversas reclamações e descobriu que o software não conseguia diferenciar entre falhas reais e alertas falsos, desligando o sistema elétrico por segurança.
-
Contato: A BMW começará a notificar os proprietários por e-mail a partir de 5 de agosto.
Solução
A BMW vai atualizar o software do motor elétrico dos veículos afetados. Isso pode ser feito em uma concessionária ou, em alguns casos, através de uma atualização remota (pela internet).
A boa notícia: Até agora, a BMW não registrou acidentes ou ferimentos relacionados a esse problema.
Dor de cabeça né? Será que vale a pena comprar um BMW elétrico? Responda nos comentários!
Leia também: BMW X2 e BMW iX2 chegam ao Brasil com detalhes surpreendentes
Foi eu que mandei colocar: BMW pode voltar a produzir “Carros M” com câmbio manual
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.