BMW completa 100 anos
Para comemorar o centenário, quatro carros conceito serão apresentados até o final de 2016
O BMW Group completou 100 anos da fundação de suas atividades, e, para comemorar a data, diversas ações serão realizadas nos próximos meses. De olho no mercado do futuro, a marca aproveitou o centenário para adotar o slogan “The Next 100 Years” (Os Próximos 100 Anos). Na sua visão, a automação e a digitalização dos veículos vão ajudar a contribuir para linhas de produção mais eficientes e sustentáveis.
E, esta semana, a empresa celebrou seu registro na Câmara de Comércio e Indústria de Munique, na Alemanha. Na ocasião, também apresentou o Vision Next 100. Mistura de coupé esportivo e sedã, ele pode ser customizado para atender as necessidades dos motoristas.
O condutor pode interagir com o automóvel por meio do sistema “Alive Geometry”. É possível escolher entre dois modos: Boost e Ease. No primeiro, o automóvel auxilia o motorista para maximizar a experiência de dirigir. Já na segunda opção, todo o trabalho é feito de forma autônoma, sendo que o volante e os painéis se recolhem.
Ao longo do ano, o Vision Next 100 vai participar de exposições na China (em maio), na Inglaterra (junho) e nos Estados Unidos (outubro). Durante a passagem pelo Reino Unido, ele receberá a companhia de outros dois conceito da Rolls-Royce e da MINI. Um outro protótipo, uma motocicleta da BMW Motorrad, será apresentado durante a passagem pelos EUA.
Curiosidades da marca
A marca BMW, que significa Bayerische Motoren Werke (Fábrica de Motores da Baviera), surgiu da união das empresas de Gustav Otto e Karl Friedrich Rapp, ambas fabricantes de motores de avião na época. A logomarca, inclusive, representa uma hélice em movimento, e usa as cores da antiga bandeira da Baviera, região da Alemanha.
A montadora criou um emblema para comemorar o centenário. Ele é composto por quatro triângulos, que se interligam e formam uma espécie de flecha. Segundo a empresa, eles representam a diversidade da companhia e suas quatro características principais: responsabilidade, confiança, pioneirismo e sucesso.