BMW começa a produzir a F 900 R no Brasil; saiba quando a moto chega

A produção da nova BMW F 900 R foi iniciada no Brasil. Moto é a primeira de sete novidades da marca prometidas até 2025

A produção da nova BMW F 900 R no Brasil foi iniciada nesta última quarta-feira (30). O começo dos trabalhos é proveniente do investimento de R$ 50 milhões feito pelo BMW Group na fábrica de Manaus-AM, a única totalmente dedicada a motocicletas fora da Alemanha, país de origem da montadora.

O investimento milionário abrange todas as áreas produtivas da fábrica, incluindo o aumento no portfólio da marca. A montadora anunciou a chegada de sete novos modelos para seu portfólio, que serão produzidos em Manaus até 2025 — a BMW F 900R será a primeira da fila.

A moto começou a ser produzida na fábrica de Manaus da BMW (Foto: Divulgação/BMW)

“Este é o primeiro dos sete lançamentos de modelos previstos até 2025, dentro deste grande investimento. Trata-se de mais um enorme passo em termos de consolidação da marca BMW Motorrad no Brasil, que já bateu o marco de 90 mil motos premium produzidas em solo brasileiro desde 2009 e é líder no segmento premium no país”, explica diretor Geral da fábrica da BMW em Manaus, Jefferson Dias.

Além do aumento no portfólio, o investimento da BMW tem como objetivo o crescimento de mais de 25% na capacidade produtiva em Manaus, que hoje é de 15 mil motos por ano. Além disso, a unidade fabril terá aumento de 20% na mão de obra direta e de 50% na área útil da , com aquisição de um terceiro galpão.

Trabalhadores da fábrica da BMW Motorrad em Manaus celebram o início de produção da F 900 R (Foto: Divulgação/BMW)

BMW F 900 R chega ao Brasil em 2023

A BMW F 900 R foi confirmada em novembro como a primeira das sete novas motocicletas da marca no Brasil. Com previsão de chegada nas concessionárias já em janeiro de 2023, o modelo será desenvolvido do zero e conta com um motor de 895 cc, de dois cilindros, que produz 85 cv de potência a 8.500 rpm e torque de 8,97 kgfm a 6.750 rpm

A motocicleta roadster chegará ao portfólio da fábrica em duas versões: Sport, disponível na cor BlackStorm Metallic, e Sport+, disponível na cor Racing Blue. Outros destaques são os itens de série, como ajustes de pré-carga, de retorno do amortecedor traseiro, de manetes de freio e de embreagem, bem como freios BMW Motorrad ABS. Os preços ainda não foram divulgados.

A motocicleta conta com um design esportivo, com parafusos de fixação discretos, tanto no acabamento quanto nos materiais. Também se destacam os assentos, que possuem uma costura decorativa, bordada com a inscrição “F 900”. O detalhe em ‘R’ no farol é outro detalhe que chama a atenção.

As duas versões do modelo dispõem de computador de bordo; conector USB; tecnologia LED nos faróis, indicadores de direção e na lanterna traseira; painel TFT colorido de 6,5 polegadas personalizável; e dois modos de pilotagem: rain (chuva) e road (estrada).

Versão Sport+ possui detalhes extras

O pacote da versão Sport+ da F 900 R traz detalhes a mais, como controle de tração dinâmico (DTC), controle dinâmico de freio motor (MRS), sistema de partida sem chave (keyless), assistente de troca de marchas e modos de pilotagem pro — dynamic e dynamic pro —, preparação para GPS, ABS pro, além de monitoramento de pressão dos pneus, controle de velocidade de cruzeiro e spoiler inferior.

Escrito por

Arthur Quaresma

Formando em Jornalismo pela UFRRJ, atuo como redator desde 2019. Apaixonado por contar histórias e entender histórias, desde meu começo até agora, venho trabalhando com algumas paixões do brasileiro — desde esportes até o mundo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile