BMW começa produção de células de combustível para o BMW iX5

BMW AG inaugurou, na última quarta-feira (31), a produção do sistema de células de combustível a hidrogênio, em seu centro de competência para hidrogênio em Munique, na Alemanha. A tecnologia é um dos elementos centrais do BMW iX5 Hydrogen, que entrará em fase de testes e demonstração em todo o mundo a partir do final deste ano.

A combinação de célula de combustível e bateria de alto desempenho deve enriquecer o portfólio da empresa, adicionando uma forma única de motorização para o segmento premium. O BMW Group está sendo pioneiro na utilização dessa tecnologia, tendo como objetivo alcançar uma transição mais diversificada para a mobilidade sustentável, com emissão zero.

Saiba mais sobre as células de combustível e a motorização do BMW iX5 Hydrogen

Teste com componentes das células de combustível a hidrogênio (Foto: BMW Group)

“Como uma fonte de energia versátil, o hidrogênio tem um papel fundamental a desempenhar no caminho para a neutralidade climática. E também ganhará substancialmente em importância no que diz respeito à mobilidade pessoal”, analisa Oliver Zipse, presidente do Conselho de Administração da BMW AG. 

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“Acreditamos que os veículos movidos a hidrogênio estão tecnologicamente posicionados de forma ideal para se encaixar em veículos elétricos a bateria e completar o quadro de mobilidade elétrica”, afirma Zipse. “Ao iniciar a produção em pequena escala de células de combustível hoje, estamos demonstrando a maturidade técnica desse tipo de sistema de acionamento e destacando seu potencial para o futuro.”

“Nossos muitos anos de trabalho de pesquisa e desenvolvimento nos permitiram tirar o máximo proveito da tecnologia de hidrogênio”, acrescenta Frank Weber, membro do Conselho de Administração da BMW AG. “Conseguimos mais que dobrar a entrega de energia da célula de combustível de segunda geração do BMW iX5 Hydrogen, enquanto o peso e o tamanho diminuíram drasticamente.”

Graças a esses avanços, o BMW Group lidera o desenvolvimento da tecnologia hidrogênio e a considera uma grande promessa para sua próxima geração de veículos.

Motorização com alta potência

Executivos do BMW Group apresentam motorização com células de combustível (Foto: Divulgação)

A tecnologia de células de combustível desenvolvida pelo BMW Group para o sistema motriz do BMW iX5 Hydrogen entrega uma elevada potência contínua de 125 kW, o equivalente a 170 cv. 

O sistema é composto por um motor elétrico com tecnologia BMW eDrive de quinta geração e uma bateria de alto desempenho desenvolvida para o veículo com o intuito de permitir que seu trem de força desenvolva 275 kW (374 cv). A equipe de desenvolvimento incorporou essa configuração – dois tanques de hidrogênio, a célula de combustível e o motor elétrico – na plataforma do BMW X5, dando origem ao novo modelo.

Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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