BMW Brasil cria sistema de recarga para carros elétricos por energia solar

O BMW Group Brasil, desenvolveu em conjunto com outras empresas, um módulo de recarga para carros elétricos através de energia solar.

Há um tempo era comum ouvir que “o futuro será de carros elétricos”. Porém, eu te digo que o futuro chegou e estamos, a cada dia, mais próximos de uma nova revolução global em termos de eletrificação urbana.

Sistemas de carregamento de carros elétricos através de energia solar – (foto: BMW)

BMW Brasil aposta em sistema de recarga para carros elétricos. Veja!

Soluções em mobilidade limpa, livre de emissões de carbono são pautas cada vez mais discutidas dentro do setor automotivo. Além disso, estão cada vez mais próximas do que se imagina.  Entre essas soluções, o BMW Group Brasil, desenvolveu um sistema de recarga para carros elétricos através de energia solar.

Um futuro zero emissões de carbono é um dos pilares que a marca adotou para desenvolver produtos e soluções de forma que não agridam o ambiente. Sua estratégia de pioneirismo em mobilidade elétrica e comprometimento com a sustentabilidade desenvolveu um projeto experimental. Assim, no qual criou uma estação de abastecimento para carros elétricos completamente desconectada da rede pública de energia.

Parceria com outras empresas

O desenvolvimento foi feito por um time multidisciplinar do BMW Group Brasil e parceiros locais. Além do Centro de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), também estão envolvidos no projeto o Grupo Solvi, que coleta as baterias usadas nas concessionárias da marca, e a Energy Source, especializada na fabricação e montagem de sistemas de armazenamento de energia com baterias usadas e, posteriormente, recicladas.

“O futuro da mobilidade premium será elétrico e o desenvolvimento de uma infraestrutura é essencial. Com este novo projeto, podemos ter uma solução totalmente ecológica e única que permitirá aos clientes abastecerem as baterias de alta voltagem de maneira limpa em suas instalações”, afirma Márcio Fonseca Filho, Diretor de Suporte ao Cliente do BMW Group Brasil.

Sistemas de carregamento de carros elétricos através de energia solar – (foto: BMW)

O Desenvolvimento do sistema de recarga para carros elétricos

O sistema de recarga para carros elétricos foi criado a partir das baterias usadas e retiradas de diferentes unidades do BMW i3, primeiro modelo totalmente elétrico vendido no Brasil. Dessa forma, as baterias descartadas do veículo, agora recebem um novo objetivo e consequentemente, um novo ciclo de vida.

O BMW i3 foi desenvolvido com uma bateria de alta voltagem formada por diversos módulos, que permitem rápido acesso e troca individual de cada módulo em eventual necessidade de reparo. No caso de substituição, as baterias podem ser reutilizadas para esta solução de recarga, antes de serem recicladas.

Veja também: BMW i3 a etanol? Entenda o projeto para o carro 100% ecológico 

O funcionamento da estação de carregamento é composto por oito conjuntos de painéis solares que transformam a energia do sol em eletricidade, que, por sua vez, é armazenada no banco de baterias usadas, formado por seis módulos.

Os módulos são acoplados a um inversor que, além de monitorar a energia produzida, alimenta carros elétricos por meio de um carregador do tipo BMW Wallbox.

sistemas de carregamento de carros elétricos através de energia solar – (foto: BMW)

Os resultados gerados

Os primeiros testes foram satisfatórios, aumentaram em 100 km a autonomia de um carro elétrico após duas horas de recarga. Esse resultado permite avançar na ideia do uso de unidades móveis de recarga em locais distantes desprovidos de acesso à rede elétrica pública.

Além disso, novos testes já estão planejados para aumentar a capacidade de armazenamento de energia e diminuir consideravelmente o tempo de recarga.

O projeto da estação de reabastecimento de carros elétricos ainda está em fase de testes. O BMW Group, que evitou o descarte dos módulos usados de bateria, passou a aproveitá-los no Brasil.

Até 2030, a BMW visa reduzir a emissão de CO2 por veículo em 80% na produção, 40% no uso e em 20% nos fornecedores, quando comparado com 2019.

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

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