BMW aposta no hidrogênio: O próximo X5 terá versão com célula de combustível em 2028

BMW anuncia que o próximo X5 terá uma versão a hidrogênio em 2028. Saiba mais sobre a tecnologia, o desempenho e como a marca aposta em múltiplas soluções elétricas.

A BMW acaba de confirmar um passo ousado em sua estratégia de eletrificação: o lançamento de uma versão com célula de combustível de hidrogênio (FCEV) para o seu próximo SUV, o X5. Com previsão de chegada em 2028, o modelo será um dos primeiros carros movidos a hidrogênio da marca para venda comercial, consolidando a visão da BMW de que o futuro da mobilidade verde pode ter mais de uma solução.

O próximo BMW X5 terá versão com célula de combustível em 2028

O novo X5 com hidrogênio será vendido ao lado das versões a gasolina, diesel, híbrida plug-in e totalmente elétrica, mostrando a aposta da empresa em um portfólio de propulsão diversificado. No entanto, as vendas serão limitadas a mercados selecionados com infraestrutura de abastecimento adequada, reconhecendo os desafios de adoção dessa tecnologia.


O modelo de produção terá como base o protótipo iX5 Hydrogen, que vem sendo testado exaustivamente em frotas internas da BMW desde 2023. A tecnologia do novo X5 usará um sistema de célula de combustível de terceira geração, desenvolvido em parceria com a Toyota, uma das líderes na tecnologia de hidrogênio.

O próximo BMW X5 terá versão com célula de combustível em 2028 – Foto: Reprodução

A BMW afirma que o novo sistema representa um avanço significativo. Ele é cerca de 25% menor que o modelo anterior, mas oferece maior densidade de potência e uma integração mais eficiente.

Segundo a marca, o novo X5 a hidrogênio superará o desempenho do protótipo iX5 Hydrogen em todas as áreas, incluindo maior alcance, maior potência e eficiência significativamente superior.

O próximo BMW X5 terá versão com célula de combustível em 2028 – Foto: Reprodução

Produção global com foco em tecnologia

A produção da nova pilha de células de combustível do X5 Hydrogen ocorrerá na fábrica do BMW Group em Steyr, na Áustria. Componentes adicionais, como a unidade de controle de alta voltagem, serão fabricados na fábrica de Landshut, na Alemanha.

A estratégia de produção descentralizada mostra o compromisso da BMW em integrar essa tecnologia à sua cadeia global de valor.

Visualmente, a próxima geração do X5 (código G65) também promete inovar. Os protótipos recentes mostram que o SUV adotará elementos de estilo do novo iX3, o primeiro modelo da marca a ser construído na plataforma Neue Klasse. Isso significa que o X5 com célula de combustível não será apenas um avanço tecnológico, mas também um representante da nova linguagem de design da BMW.

Você investiria em um carro a hidrogênio? Acha que essa tecnologia tem futuro no Brasil? Deixe seu comentário e participe da conversa!

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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