É Black Friday de verdade? O Garagem360 dá dicas para não cair em ciladas!

É Black Friday de verdade? Dicas para não cair em ciladas!
Orientações, dicas e vídeo para aproveitar a verdadeira Black Friday! (Imagem Ilustrativa)

A Black Friday pode ser uma ótima ocasião para o consumo. Mas, não são raras as reclamações de consumidores em relação a descontos que não são bem descontos, entregas que demoram além do aceitável e outras queixas. Sobretudo quando falamos do mercado automotivo – onde preços, mesmo com ofertas, costumam ser elevados – recomenda-se ficarmos atento: é Black Friday de verdade?

O Garagem360 foi pesquisar e traz dicas para não cair em “ciladas”,  como pesquisar e comparar preços para saber se vale a comprar, além de outras informações úteis e para aproveitar os descontos sem transtornos futuros!

Black Friday 2021 de carros
Black Friday de carros. (Imagem Ilustrativa)

O que NÃO fazer na Black Friday

1 – Recorrer a lojas ou estabelecimentos sem checar reputação

Evite comprar de lojas ou estabelecimentos com reclamações já registradas. Para isso, você pode consultar plataformas de atendimento, como o ReclameAqui e o serviço Consumidor.gov. Além disso, sites do Procon trazem listas e rankings de empresas e fornecedores mal avaliados e com queixas. Por exemplo, no Procon-SP, há sempre listas atualizadas.

2 – Comprar por preços muito abaixo do mercado

Outro ponto importante para avaliar na hora de saber se uma oferta de trata de Black Friday de verdade. É claro que a intenção da ação é oferecer descontos. Mas, se o desconto for exagerado, ainda mais quanto falamos de carros, motos e demais veículo, devemos pesquisar.

Por exemplo, um carro ou mesmo motocicleta oferecida com desconto de 50% em cima do valor de mercado, já é algo para desconfiarmos. Não é mesmo?

Como agir, então, se a proposta parecer tentadora demais? Além de todas as dicas que estamos trazemos, vale entrar em contato com o responsável pela oferta e solicitar informações detalhadas sobre a oferta. Caso fique dúvidas ainda, o melhor é não arriscar, certo?

É Black Friday de verdade? Dicas para não cair em ciladas!
Foto: Proteste

Black Friday de verdade? Veja as dicas para fazer compras!

Pesquisando e Comparando os preços

Para não cair em mais uma cilada que é comprar um produto pensando que o mesmo está com desconto, mas na verdade não está, é recomendado pesquisar e comparar preços. E em se tratando do mercado automotivo, como já falamos, seguir essa dica pode ser ainda mais importante.

Por exemplo,  um bom desconto disponível em alguma loja não significa necessariamente um algo que vale ser adquirido. Isso porque o percentual de desconto pode ser maior em um estabelecimento, mas em outros (com descontos menores) oferecem preços menores, entendido? Além disso, atenção também ao valor total: produto + frete.

Assim, pesquise e compare. Na internet há bons sites e plataformas com acesso gratuito que faz essa pesquisa de preços. Algumas delas são a Buscapé e a Precifica.

promoções Black Friday dicas para não errar
Pesquise e compare! (Imagem Ilustrativa)

Aproveite e Veja: Vale a pena comprar carro na Black Friday? Opinião de especialistas

Políticas de troca e devolução

Ainda que as compras da Black Friday devem respeitar o Código de Defesa do Consumidor, pode existir “brechas” nas condições de trocas ou devoluções de produtos ou serviços ou até ressarcimento do que foi pago. Dessa forma, antes de comprar, se informe sobre essas políticas e se achar que não compensa, não compre. Caso considere práticas abusivas, você pode relatar o caso aos órgãos de defesa, como os Procon’s.

  • Aproveite e veja as orientações do Procon-SP para a Black Friday 2021, que contempla todos os setores do comércio e serviços e valem também para todas as regiões do Brasil:

Erica Franco
Erica FrancoJornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem 360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar