Black Fraude? Cuidados essenciais para não cair em golpes

O mês de novembro tem se tornado no Brasil um período emblemático que antecede as festas de fim de ano e assim, serve como estratégia para atrair clientes sob a premissa de ofertas exclusivas. Porém, é preciso ter alguns cuidados para não cair em golpe e ser vítima da ‘’Black Fraude’’

Black Fraude? Cuidados essenciais para não cair em golpes

 

Confira dicas essenciais para não ser enganado neste período de compras (Foto: Divulgação)

 

‘’Black Fraude’’ de carros

Trazido de outras culturas, o período de ofertas exclusivas em distintos ramos do comércio têm ganhado popularidade no Brasil e também engloba a comercialização de carros por aqui, porém, é preciso ter cuidado para não ser vítima da ‘’Black Fraude’’. 

O principal ponto negativo dessa nova prática comercial com relação a carros usados se torna o tempo limitado que ‘’pressiona’’ os clientes a fecharem negócios sob condições em tese exclusivas, como aponta a plataforma de consulta veicular Olho no Carro. 

Acontece que muitos negociantes mal intencionados utilizam do gatilho de oferta por tempo limitado para induzir clientes à propostas que se relevam golpes ou comprar ruins. 

Dessa forma, veja alguns cuidados para não cair em golpes ou fechar acordos ruins ao comprar um carro novo nesse período. 

Black Fraude? Cuidados essenciais para não cair em golpes

 

Confira dicas essenciais para não ser enganado neste período de compras (Foto: Divulgação)

 

Preços muito baixos

Sabe aquela promoção com o título ‘’o patrão ficou maluco’’, bem clássica? Pois é, se atente para não cair em uma pegadinha ao comprar um veículo muito mais barato do que o seu valor de tabela.

É preciso checar tanto o valor ‘’natural’’ do modelo como procurar entender quais as razões que levam a um desconto exorbitante. 

Analise o veículo pessoalmente

A internet facilitou a vida da população mundial até mesmo para pesquisas e negociações, porém, algumas etapas no processo de compra ainda precisam ser resolvidas pessoalmente.

Este é o caso, por exemplo, da análise do produto, no caso o veículo, a ser comprado. 

Não há maneira digital de conhecer o carro desejo, se não fisicamente. 

Assim, confira se o veículo apresenta tudo em ordem e avalie tudo o que puder, como forma de garantir um bom negócio e não o contrário. 

Histórico do veículo

Assim como verificar as condições do veículo, é importante checar o histórico dele, a fim de evitar problemas, inclusive legais.  

Não são muito raras as ofertas que parecem ser incríveis, mas na verdade escondem uma intenção de ‘’maquiar’’ um veículo problemático. 

Credibilidade do vendedor

Mais do que se informar sobre o carro anunciado em si, é indispensável saber também sobre o vendedor, em muitos casos a loja. Isso reduz o risco de fazer um negócio com uma origem problemática. 

Evite pagamentos adiantados

Pagamento adiantado, essa frase causa aflição em muita gente. 

Tendo em vista a criatividade de pessoas má intencionadas, esse é um mecanismo bastante utilizado por quem quer enganar um comprador

Portanto, evite essa prática, a não ser que esteja muito bem amparado sobre a negociação. 

As situações mais comuns em que nos deparamos com o pedido de pagamento adiantado são para os famosos ‘’sinais’’ ou ‘’garantia’’. 

Tome cuidado!

Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar