Bicicletas elétricas não devem ser levadas em suportes para bikes comuns

Mais pesadas, elas precisam de equipamentos corretos para o transporte

Um teste realizado pelo Centro de Tecnologia Allianz, em Munique, na Alemanha, revelou que é perigoso carregar bicicletas elétricas, que pesam cerca de 20 quilos cada, em suportes automotivos para bikes comuns. Isso porque eles são preparados para suportar o peso de uma magrela tradicional.

No primeiro crash test realizado pela empresa, três e-bikes, cada uma pesando 26,8 quilos (incluindo as baterias), foram colocadas em um suporte preso na barra de reboque projetado para carregar três bicicletas de 15 quilos, ou seja, um total de 45 quilos. Desta forma, a montagem foi sobrecarregada em 35,4 quilos. Durante a simulação de uma manobra de desvio a 50 km/h, o carro ficou amassado e o farol traseiro foi quebrado pela bicicleta elétrica mais próxima da lataria. Além disso, o suporte entortou a esfera do engate.

Já na avaliação em que o automóvel passou sobre lombadas, buracos e terra batida, o fecho que prendia a bicicleta elétrica mais externa se soltou, deixando as rodas presas ao rack apenas pelas tiras. O trajeto teve que ser interrompido por motivos de segurança, já que o havia risco real de uma e-bike soltar-se.

O outro teste foi feito com o rack de teto. Nele, duas bicicletas, cada uma pesando 24,5 quilos, foram presas a dois acessórios de estabilidade variável. Um deles, o mais robusto, é projetado para carregar uma bike de no máximo 20 quilos, enquanto o outro suporta uma carga máxima de 15 quilos.

Pelos resultados da Allianz, em uma colisão de frente a cerca de 50 km/h, o suporte mais fraco foi incapaz de manter a bicicleta na posição inicial – os fechos se romperam e a ela foi lançada para frente. O mais robusto, por sua vez, conseguiu manter a magrela no lugar, mas ele todo se desprendeu do teto por conta do peso excessivo.

A conclusão dos estudos foi que os suportes presos na barra de reboque são mais adequados para carregar e-bikes, mas desde que a carga limite seja obedecida. “Eles mostraram que, como os equipamentos atingem rapidamente seus limites, podem colocar em perigo outros usuários mesmo em situações cotidianas de direção, como desviar, brecar ou dirigir sobre irregularidades no asfalto”, comenta diz Melanie Kreutner, engenheira de pesquisa do Centro de Tecnologia Allianz.

Ainda segundo a especialista, é importante checar quanto cada barra do suporte pode carregar e não apenas a carga máxima do equipamento, porque se a montagem individual for sobrecarregada, se romperá e não conseguirá segurar a bicicleta elétrica no lugar. Outra dica é fazer paradas frequentes durante o trajeto para se certificar de que todos os fechos continuam intactos.

Assista ao vídeo do teste:

https://www.youtube.com/watch?v=wtDP_691xrc

Rodrigo LoureiroRodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.
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