Benefícios que a gasolina de alta octanagem proporciona ao veículo

A octanagem é a medida que determina a resistência do combustível em relação a pressão que ele irá sofrer dentro da câmara de combustão do motor. Quanto maior for esse número, maior será a resistência do combustível à detonação, o que permite que os motores operem com maiores taxas de compressão.

Veículos importados, principalmente os que tem apelo mais esportivo, precisam de uma gasolina com mais octanagens. Pelo índice antidetonante (IAD), o número mínimo deve ser de 91 octanas. No Brasil, as gasolinas comuns e aditivadas têm 87 octanas, número que aumenta para 91 e 95 nas premium de algumas distribuidoras.

Sendo assim, alguns importados só podem ser abastecidos com gasolina premium, por conta da alta octanagem. Um dos benefícios desse tipo de combustível é proporcionar o rendimento ideal do veículo, com o índice de potência projetado pela fabricante. Alguns carros nacionais podem não ter um desempenho melhor, por conta de sua taxa de compressão ser mais baixa, mas sempre é recomendável ver a instrução da fabricante sobre qual tipo de gasolina é o indicado para o motor.

Motor mais limpo

Além do ganho de potência e performance, esse tipo de gasolina ajuda na limpeza dos motores. Assim como a aditivada, as de alta octanagem também tem detergentes e dispersantes para evitar o acumulo de resíduos nas peças do motor, principalmente nas válvulas e nos bicos injetores. Isso ajuda a aumentar a vida útil do propulsor, além de evitar perdas de desempenho e um consumo maior.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Leo Alves
Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

ASSISTA AGORA