Baterias de estado sólido da Stellantis podem carregar carros elétricos em 18 minutos

Nova bateria da Stellantis promete resolver problema que incomoda (e muito) os proprietários de veículos elétricos; saiba todos os detalhes

A Stellantis, grupo automotivo que controla marcas como Jeep, Ram, Peugeot, Citroën e Fiat, traz um anúncio importante que promete revolucionar o segmento de veículos elétricos. Logo abaixo, o Garagem360 traz mais detalhes. Acompanhe!

Como são as baterias da Stellantis?

Foto de: Stellantis
Nova bateria do conglomerado automotivo – Foto de: Stellantis

Os veículos elétricos ganharão baterias mais leves, ágeis e duráveis. Pelo menos, elas já estão em desenvolvimento nos laboratórios da Stellantis. O projeto é fruto de uma parceria com a startup americana Factorial Energy.

Leia também:

Conheça as baterias FEST (sigla para Factorial Electrolyte System Technology)

As novas baterias foram validados para o uso automotivo. Isso significa que elas estão quase prontas para saírem do papel. De acordo com a Stellantis, os primeiros automóveis com a bateria FEST estarão em circulação no ano que vem. 

(Imagem: Stellantis/Divulgação)
(Imagem: Stellantis/Divulgação)

Baterias de íon-lítio convencionais x baterias de estado sólido: quais são as diferenças? 

A principal diferença entre as duas baterias é que as convencionais usam eletrólitos líquidos, enquanto as de estado sólido recorrem a uma estrutura praticamente sólida e eletrodos de lítio-metal.

Como resultado, a nova bateria é capaz de proporcionar uma densidade energética superior e com mais autonomia. Além disso, oferece baixo risco de incêndios, sem contar com os seus ciclos de recarga que são mais duradouros. Para completar, o carregamento é mais ágil. 

Carregamento da nova bateria é impressionante 

Segundo a Stellantis, a sua nova bateria consegue recarrega entre 15% a 90% em apenas 18 minutos. O mais interessante é que esse ciclo é concluído em temperatura ambiente, sem ser necessário um super-resfriamento.

E você, como avalia as novas baterias da Stellantis? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360

Leia também: Projeção: conheça a nova família Grande Panda da Fiat que substituirá carros brasileiros

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Matheus Azevedo
Escrito por

Matheus Azevedo

ASSISTA AGORA