Bateria de íons de sódio ultrassegura já está pronta para produção em massa
A bateria de íons de sódio Naxtra da CATL é a primeira a atender o novo e rigoroso padrão de segurança da China. Descubra como essa tecnologia pode mudar o mercado de carros elétricos.
A gigante chinesa de baterias CATL anunciou um marco significativo: sua bateria de íons de sódio Naxtra acaba de se tornar a primeira do mundo a obter a certificação GB 38031-2025, um novo e rigoroso padrão nacional de segurança na China. A aprovação é um passo crucial para a produção em massa da tecnologia, com o objetivo de eliminar riscos de incêndio em veículos elétricos.
Bateria de íons de sódio ultrassegura da CATL já está pronta para produção em massa
Com implementação oficial prevista para 1º de julho de 2026, a nova norma estabelece testes rigorosos, como difusão térmica, impacto e ciclos de carregamento rápido.
A bateria Naxtra passou em todos os testes, demonstrando um desempenho de segurança superior tanto no nível da célula quanto do conjunto de baterias.
A bateria de íons de sódio Naxtra não só reduz a dependência de recursos de lítio, mas também melhora o desempenho em baixas temperaturas, mantendo 90% da capacidade utilizável em temperaturas de até -40 °C. Isso pode impulsionar a adoção de veículos elétricos no norte da China e em outras regiões de clima frio.
Com uma densidade de energia de 175 Wh/kg, comparável às baterias de fosfato de ferro-lítio, a Naxtra suporta carregamentos rápidos e oferece uma autonomia de até 500 km e uma vida útil de mais de 10.000 ciclos.
Atraso na produção
A CATL já havia anunciado a produção em massa da bateria para dezembro de 2025, com a implementação inicial em seus modelos de veículos elétricos Choco-swap.
Além da nova bateria, a rede de estações de troca de bateria da empresa, chamada de “Chocolate”, continua crescendo. Com 512 postos já estabelecidos em 34 cidades, a CATL tem a meta de chegar a 1.000 estações até o final de 2025.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.