Está pensando em comprar um carro elétrico ou comprou um recentemente e tem dúvidas quanto ao uso da bateria? Veio ao lugar certo, pois vamos elucidar algumas dúvidas sobre o uso da bateria de carro elétrico.
Bateria de carro elétrico vicia?
A resposta é não, nem sempre. As baterias de carros até compartilham semelhanças com as dos celulares, como a tecnologia de íons de lítio, mas são projetadas para o máximo de desempenho.
Isso significa que os ciclos das duas são diferentes, dessa forma o risco da bateria viciar é bem menor.
Recentemente um estudo da empresa canadense Geotab revelou que a medida que a bateria do carro elétrico passa por ciclos, sua capacidade de carga pode reduzir. Ainda assim, não é algo preocupante.
No celular, a bateria sofre
- Carregamentos frequentes e rápidos, o que é perfeito para o cotidiano, mas prejudicial à saúde da bateria a longo prazo. Por isso é comum a carga não durar o mesmo período quando a bateria não está mais nova.
- Temperaturas extremas, como frio e calor, podem acelerar sua degradação.
- Descargas profundas quando a bateria fica zerada (e sujeira a danos estruturais).
Já no carro, a bateria tem mais proteção
- Sistema de gerenciamento de bateria responsável por controlar seu carregamento e descarga para prolongar sua vida útil.
- Menor frequência de carregamentos, uma vez que os carregamentos completos são menos frequentes, reduzindo o desgaste.
- Temperatura controlada, já que as baterias ficam em locais protegidos do calor e frio extremo.
Entretanto, mesmo a recarga completa da bateria ser suficiente para prover a autonomia do veículo, o uso frequente da carga na faixa entre 20% e 80% favorece sua via útil. Isso porque permite a regeneração de energia na frenagem, uma vez que ainda hpa uma capacidade livre de armazenamento de energia.
Leia também:
Vídeo – comprou carro elétrico e não encontra peças de reposição – advogada explica seus direitos.
Cuidados com a bateria do carro elétrico
Apesar do desgaste inferior se comparado a bateria do celular, é preciso ter alguns cuidados, como:
- Evite carregamentos rápidos e frequentes – eles ainda podem prejudicar a bateria, mesmo com menor frequência que no celular.
- Use carregadores originais e na frequência adequada – eles garantem o carregamento correto e seguro.
- Monitore o estado da bateria – todos os veículos elétricos oferecem um painel que indicam a saúde da bateria. Fique atento também a sinais de desgaste, como perda de autonomia ou aumento do tempo de recarga.
- Mantenha o software atualizado – atualizações do software podem ajudar a otimizar o gerenciamento da bateria.
- Siga as recomendações do fabricante – carregue na voltagem e tempo corretos, evite descargas profundas e temperaturas extremas. Além disso, faça as revisões regulares.
Como visto, as baterias de carros elétricos não viciam como as dos celulares, então pode comprar um sem medo. Vale ressaltar que é necessário seguir os cuidados acima para assegurar que seu carro continue te levando para longe por muitos anos.