Bateria de carro elétrico tem prazo de validade? Estudo mostra como fica o item após 120 mil km rodados
Bateria de carro elétrico tem prazo de validade? Estudo mostra como fica o item após 120 mil km rodados. Veja os resultados.
Bateria de carro elétrico tem prazo de validade? Muitos consumidores acreditam que a vida útil perene do componente é motivo para não optar por um modelo eletrificado, mas isso pode mudar.
Um estudo recente realizado na Austrália pela Casa de Leilões Pickles revelou dados promissores sobre a durabilidade das baterias de carros elétricos usados. Entenda!
Bateria de carro elétrico tem prazo de validade?
O método utilizado partiu da avaliação do desempenho de 250 veículos elétricos e constatou que, em média, as baterias mantêm 93% de sua capacidade original após 120 km rodados.
Essa é uma descoberta significativa, pois embora tenha um número limitado de veículos, sugere que as baterias dos eletrificados possuem uma vida útil superior ao que se imaginava, e que a substituição da bateria pode não ser uma necessidade imediata para os proprietários de modelos usados.
Entre os modelos mais novos, com menos de dois anos de fabricação e até 20 mil km rodados, a taxa de retenção de carga da bateria é ainda maior, entre 97% e 98% da capacidade.
Já os elétricos com idade entre dois e quatro anos, com quilometragem de até 80 mil km, a bateria ainda retém de 94% a 95% de carga.
De acordo com Brendon Green, gerente da Pickles, a análise levou em consideração veículos de diversas marcas, como Tesla, BYD, Hyundai, Kia, Nissan, MG e Polestar.
Além disso, os testes envolveram veículos de diferentes regiões e padrões de uso. Os veículos percorreram trajetos urbanos, mas também estradas em viagens mais longas.
Hyundai é a marca com maior retenção de carga
Os veículos da Hyundai se destacaram no estudo, com baterias com a maior taxa de retenção, com capacidade de 99,30%. 64 veículos foram testados, com média de idade de 39 meses e 29.237 km de quilometragem. O carro EV mais popular da marca na Austrália é conhecido Hyundai Kona EV SUV.
Em seguida vem os modelos da chinesa BYD, com 98,6% da carga. Os veículos testados têm idade média de 17 meses e 15.619 km rodados.
Em terceiro a líder de vendas de eletrificados na Austrália, a Tesla com 93,3% de capacidade. A média foi de 27 meses de uso e 42.263 km percorridos.
Com o resultado do estudo, a Pickles está desenvolvendo um “processo de garantia de bateria” para veículos elétricos usados.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.