Bateria de carro elétrico tem prazo de validade? Estudo mostra como fica o item após 120 mil km rodados

Bateria de carro elétrico tem prazo de validade? Estudo mostra como fica o item após 120 mil km rodados. Veja os resultados.

Bateria de carro elétrico tem prazo de validade? Muitos consumidores acreditam que a vida útil perene do componente é motivo para não optar por um modelo eletrificado, mas isso pode mudar. 

Um estudo recente realizado na Austrália pela Casa de Leilões Pickles revelou dados promissores sobre a durabilidade das baterias de carros elétricos usados. Entenda!

Bateria de carro elétrico tem prazo de validade? 

O método utilizado partiu da avaliação do desempenho de 250 veículos elétricos e constatou que, em média, as baterias mantêm 93% de sua capacidade original após 120 km rodados.

Essa é uma descoberta significativa, pois embora tenha um número limitado de veículos, sugere que as baterias dos eletrificados possuem uma vida útil superior ao que se imaginava, e que a substituição da bateria pode não ser uma necessidade imediata para os proprietários de modelos usados. 

Entre os modelos mais novos, com menos de dois anos de fabricação e até 20 mil km rodados, a taxa de retenção de carga da bateria é ainda maior, entre 97% e 98% da capacidade. 

Já os elétricos com idade entre dois e quatro anos, com quilometragem de até 80 mil km, a bateria ainda retém de 94% a 95% de carga.

Bateria de carro elétrico Blade da BYD - Foto: Divulgação
Bateria de carro elétrico Blade da BYD – Foto: Divulgação

De acordo com Brendon Green, gerente da Pickles, a análise levou em consideração veículos de diversas marcas, como Tesla, BYD, Hyundai, Kia, Nissan, MG e Polestar. 

Além disso, os testes envolveram veículos de diferentes regiões e padrões de uso. Os veículos percorreram trajetos urbanos, mas também estradas em viagens mais longas. 

Hyundai é a marca com maior retenção de carga

Os veículos da Hyundai se destacaram no estudo, com baterias com a maior taxa de retenção, com capacidade de 99,30%. 64 veículos foram testados, com média de idade de 39 meses e 29.237 km de quilometragem. O carro EV mais popular da marca na Austrália é conhecido Hyundai Kona EV SUV.

Hyundai Kona - Foto: Divulgação
Hyundai Kona – Foto: Divulgação

Em seguida vem os modelos da chinesa BYD, com 98,6% da carga. Os veículos testados têm idade média de 17 meses e 15.619 km rodados.

Em terceiro a líder de vendas de eletrificados na Austrália, a Tesla com 93,3% de capacidade. A média foi de 27 meses de uso e 42.263 km percorridos.

Com o resultado do estudo, a Pickles está desenvolvendo um “processo de garantia de bateria” para veículos elétricos usados.

Leia também: Estudo revela: baterias de carros elétricos podem durar 40% mais do que o previsto

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA