Bateram no seu carro? Veja a forma correta de agir em casos como esses

Imagine a seguinte situação: você está no centro de São Paulo e, de repente, ouve um barulho. Ao olhar para trás, percebe que bateram no seu carro. Você sabe o que fazer neste tipo de situação? Logo abaixo, o Garagem360 traz algumas orientações para ajudá-lo neste momento delicado. Confira!

O que fazer quando alguém bate no seu veículo?

Foto: reprodução/internet

Siga este passo a passo:

  1. Mantenha a calma; 

  2. Verifique se todos estão seguros e fora de perigo;

  3. Se necessário, acione a polícia ou o serviço de emergência;

  4. Documente a ocorrência. 

Esse último processo, aliás, é de extrema importância, como explica o supervisor de sucesso do cliente do V1 Assinatura, Fabio Nascimento Da Silva. 

“É imprescindível registrar o ocorrido, gerando  evidências para se proteger após um acidente. Fotos dos veículos, danos, posição na pista e de sinalizações relevantes são essenciais.”, destaca o especialista. 

Leia também:

Troca de dados é fundamental após baterem no seu carro 

O Garagem360 destaca ainda que a troca de dados de contato com o outro condutor e testemunhas são essenciais, bem como obter informações sobre o seguro e os dados do automóvel. 

Também é preciso registrar um boletim de ocorrência e encaminhar todos os dados à seguradora ou locadora o mais rápido possível. Assim, você garante a proteção de seus direitos. 

O que fazer quando batem no seu carro e não tem seguro?

Foto: reprodução/internet

O primeiro passo é documentar a cena. Depois, procure por testemunhas ou verifique as câmeras de segurança da região. Posteriormente, faça um boletim de ocorrência (BO). 

Em seguida, caso identifique o responsável, recomenda-se analisar se vale a pena ou não seguir com uma ação judicial. O mais indicado, neste momento, é consultar um advogado para compreender os gastos e benefícios dessa medida. 

O que acontece se fugir de uma batida?

Segundo o Art. 305, do Código de Trânsito Brasileiro, fugir do local do crime resulta em detenção de seis meses a um ano ou multa. 

Uma vez que você já sabe o que fazer quando alguém bate no seu veículo, responda: você já passou por esse tipo de situação? Se sim, como o seu problema foi solucionado? Comente!

Leia também: Veja como tecnologia pode ser aliada na redução de acidentes no trânsito: 50% mais segurança

Fechar
Sair da versão mobile