Batata no vidro do carro e viseira repele água da chuva mesmo, segundo especialistas
Batata no vidro do carro e viseira repele água da chuva mesmo. O vídeo que viralizou é 100% verdade ou é mentira? Veja o que diz os especialistas.
A internet está cheia de soluções inusitadas para os mais diversos problemas. Você deve ter visto um vídeo em que um influenciador digital cobre o parabrisa com batatas e em seguida joga água em cima. Mas será que a batata no vidro do carro e viseira repele água da chuva?
Vamos desvendar esse mistério!
Batata no vidro do carro e viseira repele água da chuva?
A ideia de passar batata no vidro parece estranha, mas a explicação está relacionada ao amido em sua composição.
Em geral, as gotas ficam presas no vidro pela condensação em sua superfície a partir de uma ligação direta com as moléculas de água. É uma “barreira” que impede momentaneamente que as gotas sejam puxadas pela gravidade.
O amido, quando em contato com o vidro, forma uma fina camada que altera a tensão superficial da água. Um polissacarídeo de glicose presente nessa camada evita que as gotas se espalhem mais facilmente.
Não funciona
Apesar de ter propriedades hidrofóbicas, a batata não funciona adequadamente para desembaçar ou aumentar a visibilidade em dias de chuva. O Perfil do Instagram Veneto Studio compartilhou um vídeo em que faz o teste real.
De um lado do parabrisa, eles esfregaram uma batata criando uma fina camada visível e do outro lado um produto de cristalização hidrorrepelente específico em uma camada nítida e quase imperceptível.
Do lado em que foi aplicado o produto, as gotas de chuva escorrem pelo parabrisa aumentando a visibilidade, enquanto que do lado oposto, com a batata, as gotas ficaram presas, aderindo ao vidro.
Veja o vídeo do teste abaixo:
Em comparação ao produto, a camada de batata ainda reduz a visibilidade e tem uma durabilidade menor.
- Em condições específicas, a batata pode até funcionar, mas vai depender de fatores como:
- Composição do vidro, que pode ou não interferir na aderência do amido e na formação da camada protetora;
- As condições climáticas de temperatura, umidade, e intensidade da chuva;
- Tipo de batata, assim como a quantidade de amido presente nela, que pode influenciar na eficácia do método.
Se funciona ou não, a dica do Garagem360 é evitar usar batata ou qualquer outra receita caseira no parabrisa. Se for utilizar algum produto para limpeza ou cristalização, a melhor é consultar um especialista para auxiliá-lo.
Eai, fez o teste em casa? Na sua opinião, funciona ou não? Responda nos comentários!
Leia também:
Hyundai Creta dominou as vendas e deu a receita do sucesso em 2024
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.