Barra de direção foi o item que mais apresentou falha nas avaliações do Caminhão 100%

Programa promovido pelo Grupo GMA também verificou problemas no cubo de roda e na embreagem 

Desenvolvido pelo Grupo de Manutenção Automotiva (GMA), o programa Caminhão 100% realizou 1.174 inspeções gratuitas em caminhões nas Rodovias Castelo Branco, Dutra e na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), em 2015. Como resultado, a avaliação apontou que mais de 60% dos veículos apresentavam problemas com a manutenção.

Item de segurança, a barra de direção foi o componente que mais registrou irregularidades – em 25% dos casos. “Ela precisa estar em boas condições para garantir a dirigibilidade e, consequentemente, a segurança ao trafegar pelas vias. Em caso de rompimento, há risco de ocorrer grave acidente”, comenta Antônio Gaspar de Oliveira, responsável pelas inspeções gratuitas e diretor do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo (Sindirepa-SP).

O segundo item que mais apresentou falha, com 22%, foi o cubo de roda, outro componente importante relacionado à segurança do caminhão, que em conjunto com as rodas suportam todo peso do veículo. Problemas na embreagem foram constatados em 18% dos modelos avaliados. Com relação ao nível de emissões de poluentes, 2,1% estavam acima do limite.

As próximas avaliações do programa Caminhão 100% acontecerão nos dias 13 e 14 de abril, na Rodovia Castello Branco, km 57, sentido capital de São Paulo.

Escrito por

Talita Morais

wpDiscuz
Sair da versão mobile