Barbeiro ou bom piloto? Confira infrações que motoristas cometem sem saber
Você é daqueles motoristas que vive recebendo multas, sem nem saber o que houve? Confira infrações que muita gente não conhece.
Você é daqueles motoristas que vive recebendo notificações de multa, sem nem sequer lembrar como e onde realizou tal ilegalidade? Confira infrações que muita gente não conhece, mas existem.
Infrações desconhecidas pelos motoristas
Dirigir um veículo, é antes de mais nada, assumir responsabilidades. Dessa forma, alguns atos, mesmo que imperceptíveis, podem representar infrações de trânsito.
Sendo assim, é preciso estar antenado ao Código de Trânsito Brasileiro para não transgredir as regras com certa regularidade, tanto para fins legais como financeiros.
Mesmo que não seja tão simples conhecer as 243 condutas passíveis de multas na legislação brasileira de trânsito, algumas condutas impróprias são mais conhecidas do que outras.
Confira algumas infrações desconhecidas por muita gente, de acordo com levantamento do especialista em mobilidade urbana do V1, Alexsandro Laures.
Buzina para cumprimentar
Você é daqueles que costuma utilizar o sinal sonoro da buzina como ato de cumprimentar gestos positivos ou mesmo sinalizar para algum conhecido?
Isso é irregular, já que o ato de buzinar é prescrito em lei apenas como recomendado em caso de advertência.
Transitar sem parar pela esquerda
Os motoristas mais experientes costumam ter uma norma de conduta que os leva para as faixas da direita, quando em velocidade baixa, e para a esquerda, quando praticam velocidade mais altas.
Tal ato tem sua fundamentação, já que é previsto em lei que o motorista que trafega pela esquerda precisa sair da área quando for solicitado por um veículo em maior velocidade, mesmo que o motorista esteja acima do limite permitido pela via.
Não utilizar o limpador
O limpador de para-brisa tem uma função primordial no veículo, mas que é ignorado por alguns condutores.
Necessários, sobretudo em dias chuvosos, os itens precisam ser acionados de modo obrigatório.
Caso isso não aconteça, o(a) motorista pode ser punido com multa e ter o veículo retido para regularização.
Molhar pedestres
Se você é daqueles engraçadinhos que ao avistarem uma poça d’água, logo pensa em se exibir e molhar algum pedestre, saiba que está cometendo uma irregularidade.
Além de ser um gesto com falta de bom-senso, a atitude trata-se de uma infração média, que gera quatro pontos na CNH, além da multa.
Falta de combustível
Se planejar para não sofrer com pane seca é uma atitude mais do que necessária, é obrigatória, uma vez que ficar parado(a) por falta de combustível é uma infração de trânsito.
Por isso, é importante garantir que o tanque esteja sempre acima da reserva para evitar interrupções na estrada e potenciais riscos para outros motoristas.
Este conteúdo pode ser importante:
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.