Bajaj confirma fábrica de motos no Brasil, a primeira fora da Índia

A montadora indiana Bajaj anunciou, nesta terça-feira (1), que está estruturando a sua primeira fábrica de motos no Brasil. Será também a primeira unidade produtiva da marca fora da Índia, permitindo o atendimento à demanda crescente pelos produtos Bajaj no País.

Saiba aonde será instalada a primeira fábrica de motos da Bajaj no Brasil

Bajaj Dominar 400 é um dos modelos que sairão da nova fábrica (Foto: Divulgação/Bajaj)

Atualmente, a marca indiana oferece três modelos no mercado brasileiro – a Bajaj Dominar 160, a Bajaj Dominar 200 e a Bajaj Dominar 400.  Essas motos são montadas no Polo Industrial de Manaus, no Amazonas, dentro da fábrica da Dafra.

Essa parceria estratégica com a montadora brasileira foi fundamental para permitir que a Bajaj do Brasil se concentrasse nas atividades comerciais e de atendimento a clientes durante este seu primeiro ano de operação. 

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De acordo com Rakesh Sharma, diretor-executivo da Bajaj, a atuação com fábrica própria no Brasil, que é o maior mercado de motocicletas da América Latina, auxiliará a empresa a ganhar “insights” sobre o desenvolvimento de produtos e o comportamento do consumidor.

Tais fatores, segundo ele, contribuirão para o fortalecimento da presença da marca em toda a região.

“O Brasil é muito diferente de outros mercados nos quais atuamos por meio de distribuidores devido ao seu tamanho e complexidade. Isto requer uma visão de longo prazo. Por isso, desde o início entendemos que o melhor modelo de negócio seria ter uma subsidiária local e a construção da fábrica própria é a continuidade da nossa estratégia”, diz Sharma.

A fábrica própria da Bajaj no Brasil será instalada também em Manaus. A unidade terá capacidade produtiva inicial de 20 mil motos por ano, viabilizando a ampliação da linha de produtos da marca para o mercado brasileiro. 

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A previsão é de que a nova fábrica seja inaugurada em até 12 meses.

Segundo a empresa, a unidade produtiva contará com equipamentos da mais alta tecnologia e com toda a estrutura necessária para permitir o crescimento consistente da marca no mercado latino-americano nos próximos anos. A Bajaj, no entanto, não divulgou o valor do capital que será investido em Manaus.

Expansão da rede de concessionárias

Expansão da rede de concessionárias pode alavancar vendas de motos como a Bajaj Dominar 200 (Foto: Divulgação/Bajaj)

Desde o início das suas operações comerciais no Brasil, em dezembro de 2022, a Bajaj entregou aproximadamente 2 mil motos. O esforço inicial foi focado na estruturação de uma rede de concessionárias, hoje composta por oito unidades em funcionamento.

Dessas, cinco estão localizadas no Estado de São Paulo – capital (2), Campinas, Jundiaí e Santo André –, uma em Santa Catarina (Florianópolis), uma no Rio de Janeiro (capital) e uma no Distrito Federal (Brasília). 

A empresa planeja expandir essa rede com novas lojas em Minas Gerais (Belo Horizonte) e Bahia (Salvador), nos próximos meses. Até o final do ano, a região Norte também deve ganhar uma concessionária, ainda em localização não divulgada.

“A rápida expansão da nossa rede e os bons volumes entregues aliados ao feedback qualitativo dos atuais e potenciais consumidores foram fundamentais para encorajar a Bajaj a passar para a próxima etapa da nossa estratégia”, afirma Waldyr Ferreira, gerente-geral da Bajaj do Brasil.

Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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