Bahia agora tem canal para denunciar irregulares nos postos de combustíveis

Se você mora no Estado da Bahia, parou para abastecer num posto e tem suspeitas de irregularidades irregulares nos postos de combustíveis, pode encaminhar sua queixa à Operação Posto Legal, por meio do serviço Disque Denúncia Bahia. Saiba mais!

(Foto Ilustrativa)

Denunciando irregulares nos postos de combustíveis

O serviço está disponível em todo o Estado pelos telefones (71) 3235-0000 (Região Metropolitana de Salvador) e 181 (interior), e também pela página da operação na internet. 

As denúncias são direcionadas aos órgãos envolvidos nas fiscalizações da Operação Posto Legal. A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) verifica todos os tópicos relacionados à defesa do consumidor. O Instituto Baiano de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Ibametro) é responsável por averiguar o funcionamento correto das bombas e dos bicos. 

VEJA TAMBÉM

A Operação Posto Legal é uma força-tarefa que busca aferir o cumprimento dos requisitos de qualidade e quantidade na comercialização de combustíveis fornecidos ao consumidor baiano.

A Polícia Técnica faz a perícia para conferir o requisito qualidade do combustível e as Polícias Militar e Civil garantem a segurança nas fiscalizações. Completam o grupo de instituições participantes, a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), que fiscaliza indícios de irregularidades no âmbito tributário, e a Procuradoria Geral do Estado (PGE), responsável pelas questões jurídicas.

Alguns exemplos de irregularidades já encontradas ao visitar postos em todas as regiões do Estado incluem a comercialização de gasolina em proporção de etanol muito acima da permitida em lei, o fornecimento de combustível em quantidade menor do que registrada na bomba, produtos fora da validade, entre outros.

(Foto: Pixabay)

Dicas ao abastecer o seu veículo

  • Veja a seguir orientações sobre cuidados a tomar para evitar abastecer o seu veículo com combustível adulterado.
  • Procure abastecer sempre no mesmo posto;
  • Desconfie de postos que oferecem combustível a preços muito abaixo da média da região;
  • Exija sempre o comprovante de pagamento, pois este documento é importante caso tenha algum problema e necessite reclamar;
  • Ao abastecer em postos sem bandeira (sem marca aparente), verifique qual a distribuidora do combustível. A informação dever estar disposta na bomba;
  • Fique atento para os chamados postos clonados. A clonagem ocorre quando o posto sem bandeira imita marcas conhecidas, utilizando cores, símbolos e denominações semelhantes aos dos grandes distribuidores. Porém, os combustíveis comercializados nesses postos não são procedentes das marcas conhecidas;

Também é bom estar ciente de que o estabelecimento é obrigado a informar os preços dos combustíveis em painel de forma adequada, ostensiva e de modo a permitir a fácil visualização à distância tanto de dia quanto de noite. E o teste de qualidade, conhecido como “teste da proveta”, é obrigatório e verifica o excesso de álcool na gasolina.

Você tem direito a solicitá-lo em qualquer ocasião. Se o posto negar a realização do teste, escolha outro local para abastecer o veículo e, em seguida, registre denúncia.

Crédito: Instituto Combustível Legal
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
Fechar
Sair da versão mobile