Bahia agora tem canal para denunciar irregulares nos postos de combustíveis

Se você mora no Estado da Bahia, parou para abastecer num posto e tem suspeitas de irregularidades irregulares nos postos de combustíveis, pode encaminhar sua queixa à Operação Posto Legal, por meio do serviço Disque Denúncia Bahia. Saiba mais!

Bahia agora tem canal para denunciar irregulares nos postos de combustíveis
(Foto Ilustrativa)

Denunciando irregulares nos postos de combustíveis

O serviço está disponível em todo o Estado pelos telefones (71) 3235-0000 (Região Metropolitana de Salvador) e 181 (interior), e também pela página da operação na internet. 

As denúncias são direcionadas aos órgãos envolvidos nas fiscalizações da Operação Posto Legal. A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) verifica todos os tópicos relacionados à defesa do consumidor. O Instituto Baiano de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Ibametro) é responsável por averiguar o funcionamento correto das bombas e dos bicos. 

VEJA TAMBÉM

A Operação Posto Legal é uma força-tarefa que busca aferir o cumprimento dos requisitos de qualidade e quantidade na comercialização de combustíveis fornecidos ao consumidor baiano.

A Polícia Técnica faz a perícia para conferir o requisito qualidade do combustível e as Polícias Militar e Civil garantem a segurança nas fiscalizações. Completam o grupo de instituições participantes, a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), que fiscaliza indícios de irregularidades no âmbito tributário, e a Procuradoria Geral do Estado (PGE), responsável pelas questões jurídicas.

Alguns exemplos de irregularidades já encontradas ao visitar postos em todas as regiões do Estado incluem a comercialização de gasolina em proporção de etanol muito acima da permitida em lei, o fornecimento de combustível em quantidade menor do que registrada na bomba, produtos fora da validade, entre outros.

Confira dicas para fugir do combustível barato e adulterado
(Foto: Pixabay)

Dicas ao abastecer o seu veículo

  • Veja a seguir orientações sobre cuidados a tomar para evitar abastecer o seu veículo com combustível adulterado.
  • Procure abastecer sempre no mesmo posto;
  • Desconfie de postos que oferecem combustível a preços muito abaixo da média da região;
  • Exija sempre o comprovante de pagamento, pois este documento é importante caso tenha algum problema e necessite reclamar;
  • Ao abastecer em postos sem bandeira (sem marca aparente), verifique qual a distribuidora do combustível. A informação dever estar disposta na bomba;
  • Fique atento para os chamados postos clonados. A clonagem ocorre quando o posto sem bandeira imita marcas conhecidas, utilizando cores, símbolos e denominações semelhantes aos dos grandes distribuidores. Porém, os combustíveis comercializados nesses postos não são procedentes das marcas conhecidas;

Também é bom estar ciente de que o estabelecimento é obrigado a informar os preços dos combustíveis em painel de forma adequada, ostensiva e de modo a permitir a fácil visualização à distância tanto de dia quanto de noite. E o teste de qualidade, conhecido como “teste da proveta”, é obrigatório e verifica o excesso de álcool na gasolina.

Você tem direito a solicitá-lo em qualquer ocasião. Se o posto negar a realização do teste, escolha outro local para abastecer o veículo e, em seguida, registre denúncia.

Crédito: Instituto Combustível Legal

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Veja mais ›
Fechar