Boeing 787, Airbus A350 e até um modelo russo: conheça os aviões mais modernos da atualidade
Boeing e Airbus, por serem as maiores fabricantes do mundo, sempre são apontadas como as produtoras dos aviões mais modernos.
Boeing e Airbus, por serem as maiores fabricantes do mundo, sempre são apontadas como as produtoras dos aviões mais modernos. Porém, nos últimos anos, fabricantes de outros locais – como a brasileira Embraer e a russa Irkut – também tem investido em tecnologia de ponta para suas aeronaves.
Na galeria a seguir, veja quais são os aviões comerciais mais modernos da atualidade. Existem alguns modelos que ainda nem entraram em produção, mas já estão nas fases finais dos testes.
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- Família Airbus A320neo: a nova geração do A320 conta com motores mais modernos e eficientes da CFM International ou da Pratt & Whitney, redução de peso e soluções aerodinâmicas para ser mais eficiente |Foto: Divulgação
- Airbus A321neo: mais um membro da família A320neo, também passou por melhorias nessa nova geração |Foto: Divulgação
- Airbus A321neo: mais um membro da família A320neo, também passou por melhorias nessa nova geração |Foto: Divulgação
- Airbus A330neo: pode ser equipado com a cabine Airspace e conta com peças de titânio para ficar mais leve. Para melhorar a eficiência, utiliza motores de última geração da Rolls-Royce |Foto: Divulgação
- Airbus A330neo: pode ser equipado com a cabine Airspace e conta com peças de titânio para ficar mais leve. Para melhorar a eficiência, utiliza motores de última geração da Rolls-Royce |Foto: Divulgação
- Airbus A330neo: pode ser equipado com a cabine Airspace e conta com peças de titânio para ficar mais leve. Para melhorar a eficiência, utiliza motores de última geração da Rolls-Royce |Foto: Divulgação
- Airbus A350 XWB: essa aeronave conta com design inovador, asas com materiais compostos e que podem mudar de forma para economizar combustível, além de utilizar materiais leves, como a fibra de carbono, na construção. Seu interior promete reduzir os efeitos do jet lag e para ser mais eficiente, utiliza motores de última geração da Rolls-Royce |Foto: Divulgação
- Airbus A350 XWB: essa aeronave conta com design inovador, asas com materiais compostos e que podem mudar de forma para economizar combustível, além de utilizar materiais leves, como a fibra de carbono, na construção. Seu interior promete reduzir os efeitos do jet lag e para ser mais eficiente, utiliza motores de última geração da Rolls-Royce |Foto: Divulgação
- Airbus A350 XWB: essa aeronave conta com design inovador, asas com materiais compostos e que podem mudar de forma para economizar combustível, além de utilizar materiais leves, como a fibra de carbono, na construção. Seu interior promete reduzir os efeitos do jet lag e para ser mais eficiente, utiliza motores de última geração da Rolls-Royce |Foto: Divulgação
- Airbus A380: o superjumbo ainda é o maior avião de passageiros do mundo, podendo levar até 544 pessoas. Sua construção utiliza camadas alternadas de liga de alumínio e fibra de vidro, para reduzir o peso e aumentar a autonomia |Foto: Divulgação
- Airbus A380: o superjumbo ainda é o maior avião de passageiros do mundo, podendo levar até 544 pessoas. Sua construção utiliza camadas alternadas de liga de alumínio e fibra de vidro, para reduzir o peso e aumentar a autonomia |Foto: Divulgação
- Airbus A380: o superjumbo ainda é o maior avião de passageiros do mundo, podendo levar até 544 pessoas. Sua construção utiliza camadas alternadas de liga de alumínio e fibra de vidro, para reduzir o peso e aumentar a autonomia |Foto: Divulgação
- Boeing 737 MAX: essa aeronave é uma das mais antigas e populares da história da aviação, mas a nova geração ganhou diversas melhorias, como detalhes aerodinâmicos para reduzir o arrasto e motores mais modernos da CFM International |Foto: Divulgação
- Boeing 737 MAX: essa aeronave é uma das mais antigas e populares da história da aviação, mas a nova geração ganhou diversas melhorias, como detalhes aerodinâmicos para reduzir o arrasto e motores mais modernos da CFM International |Foto: Divulgação
- Boeing 737 MAX: essa aeronave é uma das mais antigas e populares da história da aviação, mas a nova geração ganhou diversas melhorias, como detalhes aerodinâmicos para reduzir o arrasto e motores mais modernos da CFM International |Foto: Divulgação
- Boeing 777-ER300: mais eficiente que o 777 convencional, esse modelo tem aerodinâmica mais refinada, utiliza ligas de alumínio e fibra de carbono em sua construção, além de ser mais silencioso |Foto: Divulgação
- Boeing 777-ER300: mais eficiente que o 777 convencional, esse modelo tem aerodinâmica mais refinada, utiliza ligas de alumínio e fibra de carbono em sua construção, além de ser mais silencioso |Foto: Divulgação
- Boeing 777-ER300: mais eficiente que o 777 convencional, esse modelo tem aerodinâmica mais refinada, utiliza ligas de alumínio e fibra de carbono em sua construção, além de ser mais silencioso |Foto: Divulgação
- Boeing 787: talvez o mais moderno da atualidade, esse avião usa fibra de carbono na construção, motores de última geração da Rolls-Royce ou da G.E e tem aerodinâmica avançada para ter um longo alcance, mas gastando pouco combustível |Foto: Divulgação
- Boeing 787: talvez o mais moderno da atualidade, esse avião usa fibra de carbono na construção, motores de última geração da Rolls-Royce ou da G.E e tem aerodinâmica avançada para ter um longo alcance, mas gastando pouco combustível |Foto: Divulgação
- Boeing 787: talvez o mais moderno da atualidade, esse avião usa fibra de carbono na construção, motores de última geração da Rolls-Royce ou da G.E e tem aerodinâmica avançada para ter um longo alcance, mas gastando pouco combustível |Foto: Divulgação
- Boeing 787: talvez o mais moderno da atualidade, esse avião usa fibra de carbono na construção, motores de última geração da Rolls-Royce ou da G.E e tem aerodinâmica avançada para ter um longo alcance, mas gastando pouco combustível |Foto: Divulgação
- Boeing 787: talvez o mais moderno da atualidade, esse avião usa fibra de carbono na construção, motores de última geração da Rolls-Royce ou da G.E e tem aerodinâmica avançada para ter um longo alcance, mas gastando pouco combustível |Foto: Divulgação
- Embraer E195 E2: esse será um avião histórico para o Brasil, já que é a maior aeronave comercial fabricada e desenvolvida no País. Vai utilizar motores Pratt & Whitney, além de estar na quarta geração do sistema Fly By Wire. Está previsto para 2019 |Foto: Divulgação
- Embraer E195 E2: esse será um avião histórico para o Brasil, já que é a maior aeronave comercial fabricada e desenvolvida no País. Vai utilizar motores Pratt & Whitney, além de estar na quarta geração do sistema Fly By Wire. Está previsto para 2019 |Foto: Divulgação
- Embraer E195 E2: esse será um avião histórico para o Brasil, já que é a maior aeronave comercial fabricada e desenvolvida no País. Vai utilizar motores Pratt & Whitney, além de estar na quarta geração do sistema Fly By Wire. Está previsto para 2019 |Foto: Divulgação
- Irkut MC21: também prometido para 2019, ou no mais tardar 2020. A fabricante russa promete motores nacionais, base de alumínio e titânio, além de ser 15% mais eficiente que o Airbus A320 e o Boeing 737 |Foto: Divulgação
- Irkut MC21: também prometido para 2019, ou no mais tardar 2020. A fabricante russa promete motores nacionais, base de alumínio e titânio, além de ser 15% mais eficiente que o Airbus A320 e o Boeing 737 |Foto: Divulgação
- Irkut MC21: também prometido para 2019, ou no mais tardar 2020. A fabricante russa promete motores nacionais, base de alumínio e titânio, além de ser 15% mais eficiente que o Airbus A320 e o Boeing 737 |Foto: Divulgação
- Irkut MC21: também prometido para 2019, ou no mais tardar 2020. A fabricante russa promete motores nacionais, base de alumínio e titânio, além de ser 15% mais eficiente que o Airbus A320 e o Boeing 737 |Foto: Divulgação
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.