Detran muda as regras para tirar a CNH em MS; saiba mais

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) publicou portaria com mudanças na regulamentação do processo para para tirar a CNH, como o credenciamento e as normas disciplinares e de controle das instituições credenciadas a ministrar cursos de formação, qualificação e atualização de candidatos e condutores – as autoescolas –, bem como de seus profissionais, no Estado. Veja detalhes das mudanças.

Financiamento digital de veículos: veja como a modalidade funciona
(Foto: Freepik)

Autoescolas: Detran-SP muda as regras para tirar a CNH

As alterações visam à adequação da legislação estadual às normas federais no que se refere ao controle do número de candidatos por frota de veículos e do índice de aprovação nos exames teóricos e práticos de direção. Também foram definidas novas sanções administrativas para controlar as atividades de ensino e aprendizagem na formação e atualização de condutores de veículos.

O  número de aberturas de Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) será limitado a 28 candidatos por veículo ao mês. As aulas de prática de direção veicular nas categorias A (automóveis) e ACC (ciclomotores) serão dispensadas da gravação contínua de áudio e vídeo.

VEJA TAMBÉM

Os Centros de Formação de Condutores (CFC) – denominação formal das autoescolas – terão até 60 dias para se adequar às novas medidas. 

Também ficou estipulado que o CFC capture e armazene adicionalmente, juntamente com o percurso, no mínimo oito imagens, sendo quatro do instrutor e quatro do candidato realizando a aula, coletadas aleatória e automaticamente durante o percurso, no caso do monitoramento da aula prática de direção veicular na categoria “A” ou “ACC”. As imagens deverão conter tarja com informações do horário e local em que foram coletadas.

 

Abertura de processo de habilitação por CFC agora é feita pela internet

Detran Digital foi lançado no MS em maio (Foto: Divulgação/Detran-MS)

No mês passado, o departamento de trânsito lançou a ferramenta Detran Digital, permitindo que a solicitação de serviço de primeira habilitação realizada pelas autoescolas seja feita de forma online.

“O CFC abre o processo na autoescola e tinha que levar o documento físico até uma agência para que fosse conferido e protocolado a abertura do processo. Agora ele abre o processo na autoescola, digitaliza os documentos e encaminhar de forma online, um ganho de tempo para o CFC que não precisa se descolar e também para o aluno que tem seu processo iniciado de forma mais rápida”, explicou a diretora de Habilitação do Detran-MS, Lina Issa Zeinab, na ocasião.

Por enquanto, o serviço está disponível de forma exclusivamente online para os processos de primeira habilitação de Campo Grande, sendo implementado de forma gradativa nos demais municípios.

Modelo da nova CNH
Nova CNH (Foto: Contran)

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar