Aumento nos casos de dengue: veja como descartar o pneu da maneira correta
Saiba os riscos de descartar pneu de forma incorreta
As quatro primeiras semanas de 2024 deixaram o Brasil em alerta. Isto porque, o País registrou mais que o triplo de pacientes com dengue no mesmo período de 2023.
De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, 217 casos foram registrados este ano, contra 65.366 do ano passado, sendo 15 mortes pela doença. Entre as medidas que ajudam a impedir esse avanço, está o descarte correto de pneus.
Esse cuidado é importante porque o Aedes Aegypti, transmissor da dengue, usa diversos lugares que acumulam água limpa como criadouro. Além dos pneus velhos, vasos de plantas e cisternas estão entre os seus habitats preferidos.
Como o pneu deve ser descartado?
O descarte correto do pneu deve ser feito no aterro sanitário. Outra possibilidade é levá-lo até um ponto da ReciclANI. Esse material também pode ser descartado em uma borracharia. Lá, os profissionais estão aptos para fazer o armazenamento adequado.
Carros abandonados também contribuem para a proliferação do mosquito
Outro problema desse comportamento é que ele polui o meio ambiente. Devido a gravidade da situação, a Lei 17.916/23 alterou o valor da multa para esses infratores, saindo de 20 mil reais, para 25 mil reais.
E, caso essa quantia não seja paga, independente da remoção do pátio, os dados do proprietário são vinculados ao Cadastro Informativo Municipal (CADIN).
Segundo a lei, é considerado carro abandonado qualquer veículo que permaneça em um determinado local por mais de cinco dias consecutivos, mesmo que não tenha nenhum tipo de deterioração.
Moradores que perceberem esse tipo de situação em sua região podem denunciar o carro na prefeitura do seu município. Em São Paulo (SP), por exemplo, o telefone é o SP156. Para concluir a denúncia, é preciso informar os seguintes dados:
-
Local onde o carro está abandonado
-
Modelo do veículo
-
Período em que o carro está abandonado
-
Descrição do tipo do automóvel e número da placa do carro, caso tenha;
-
Fotos, caso seja possível.
Qual o impacto do descarte inadequado do pneu?
Além de ser usado como um criadouro para o mosquito transmissor da dengue, o pneu demora cerca de 600 anos para se decompor. Essa lentidão contamina o solo e a região em que ele se encontra. Como consequência, coloca em risco a vida de animais. Afinal, os químicos do pneu podem contaminar a água ou comida deles.
E, claro, continue acompanhando o Garagem360 para saber essa e outras informações que impactam não só na sua saúde, mas também em sua performance no trânsito.
Confira também: Carros abandonados é resposta à falta de controle, analisa especialista