Aumento na inadimplência na assinatura de veículos faz locadoras adotarem atitude RADICAL

Aumento na inadimplência na assinatura de veículos faz locadoras adotarem atitude RADICAL. Veja quais as ações para reduzir o prejuízo.

O crescimento exponencial do mercado de assinatura de veículos nos últimos anos tem sido acompanhado por um desafio para as empresas do setor: a inadimplência. Para conter essa triste tendência e garantir a saúde financeira do setor, as locadoras estão implementando medidas mais rigorosas. 

Aumento na inadimplência na assinatura de veículos preocupa o setor

Segundo dados da Associação Brasileira de Locadora de Automóveis (Abla), o número de usuários de serviços de assinatura de carros dobrou nos últimos três anos (2020 a 2023), atingindo 160 mil clientes no ano passado.  

No entanto, esse crescimento acelerado vem acompanhado por um aumento na inadimplência, forçando as empresas a pensarem suas estratégias principalmente na análise de crédito e na gestão de contratos. 

Entre as práticas adotadas estão:

Exigência de cartão de crédito 

Além das opções tradicionais de pagamento, como boleto bancário e PIX, as locadoras estão exigindo cadas de um cartão de crédito como garantia adicional. 

A medida visa garantir a segurança financeira das empresas e facilitar a cobrança em caso de falta de pagamento. 

Análise de crédito mais rigorosa

Tá devendo o banco ou não consegue comprovar que pode pagar pela assinatura? Então, não pode alugar. Basicamente é isso que as empresas estão fazendo, adotando análise de crédito mais criteriosa, exigindo comprovação de renda e histórico financeiro detalhado do cliente. 

Aproveitamento do Marco Legal das Garantias

Sancionado em 2023, o Marco Legal das Garantias permite que um único bem seja utilizado como garantia em múltiplas operações de crédito, facilitando a recuperação do investimento (por parte das empresas) em caso de inadimplência. 

Aumento na inadimplência na assinatura de veículos preocupa setor – Foto: Freepik

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Algumas empresas do setor, como a Byecar ainda defendem a adoção de soluções como open banking e caução, já utilizadas no mercado imobiliário, para mitigar riscos e aprimorar a análise de crédito. 

Milton Walsinir, CEO da Byecar, destaca os desafios enfrentados pelo setor: “Mesmo com maior restrição ao crédito e redução na taxa de aprovação no último trimestre, a inadimplência continua aumentando. 

As locadoras enfrentam dificuldades nas análises de crédito, que muitas vezes não são tão precisas quanto as realizadas por bancos, devido à falta de informações detalhadas. Acredito que o setor poderia se beneficiar de soluções como o open banking ou caução, já utilizadas no mercado imobiliário, para mitigar riscos.”

Ainda segundo Milton, as adaptações são essenciais para equilibrar a oferta e a demanda, de modo a assegurar a sustentabilidade do setor. 

Conta para gente, você acha que as locadoras podem exigir mais garantias dos consumidores para reduzir seus riscos?

 

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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